Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide

CAOS: não há mais vagas em hospitais de Imbituba, Tubarão e de toda SC; Capital da Baleia Franca registra recorde de casos nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O sistema de saúde de Santa Catarina vive um dos momentos mais delicados desde o início da pandemia, em 17 de março de 2020. Em quase todo o Estado, não há mais vagas em hospitais. Nem nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), nem mesmo nos setores de isolamento das enfermarias. Em Imbituba, Laguna e Tubarão, a situação não é diferente.

Em muitas unidades hospitalares, a fila de espera cresce diariamente. Só no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, até esta segunda-feira (8), 14 pessoas aguardavam por leitos de UTI. Situação semelhante no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Laguna, Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, e no Hospital São Camilo, em Imbituba. Na Capital Nacional da Baleia Franca, além dos 100% de ocupação na UTI, o isolamento também está lotado e há fila de espera por leitos.


 
Para piorar, Imbituba confirmou, nesta terça-feira (09), além da 48ª morte, mais 104 novos casos da Covid-19, o maior número relacionado a um dia desde o início da pandemia. Do total desta terça, 89 foram confirmados por exame laboratorial e, 15, por teste rápido. Segundo o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, é necessário que as pessoas evitem sair de casa sem que haja a necessidade. Segundo ele, quanto mais as pessoas contaminadas estiverem circulando nas ruas, maior será o número de pacientes procurando os hospitais da região.

A situação no Estado se agrava ainda mais, por que já há falta de insumos para o tratamento dos pacientes com Covid-19. Dos materiais básicos, aos anestésicos gerais para os procedimentos cirúrgicos. Assim como, muitas pessoas que estão na fila de espera por leitos, o sistema de saúde do Estado pede socorro.


 
“Hoje, precisamos que a população tenha consciência. Precisamos que, quem pode, fique em casa. Assim, conseguiremos conter o avanço do coronavírus na cidade”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.
 
Na tarde desta terça-feira (09), havia dois pacientes intubados no setor de isolamento do Hospital São Camilo, esperando por vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), os atendimentos referentes a Covid-19 triplicaram em menos de um mês.
 
“Hoje, a pandemia em Imbituba se encontra no seu pior momento. Estamos com o isolamento lotado, a UTI lotada e com fila de espera. Essa é a realidade! Pedimos, encarecidamente, que toda a população respeite o decreto, evite a aglomeração, só saia de casa se for de extrema necessidade e não contribua com a circulação do vírus. Precisamos da ajuda de todos para frear a contaminação”, alertou a Secretária Municipal de Saúde.


 
Usar a máscara e higienizar as mãos ainda são armas importantes para combater o vírus, que já causou a morte de 48 imbitubenses. “Se a taxa de contágio continuar assim, a possibilidade de não conseguirmos atender as pessoas que precisem do nosso sistema de saúde é grande. Tenho medo de que alguém perca a vida por falta de leito ou, até mesmo, pela falta de profissionais para atendê-los”, alertou Graciela Wiemes Ribeiro.
 
Para aqueles que sentirem algum sintoma leve da Covid-19, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Caso os sintomas sejam intermediários, tais como, febre, dor de garganta forte, podem procurar a tenda Covid-19, que fica ao lado CAPS, no Centro de Imbituba. Já para os moradores que tiverem falta de ar e febre muito alta, a orientação é procurar o atendimento no Hospital São Camilo.

Lista de infectados por bairro:    
 
Alto Arroio – 05
Araçatuba – 04
Arroio do Rosa – 01
Boa Vista – 01
Campo da Aviação – 04
Centro – 09
Guaiúba – 02
Ibiraquera – 11
Itapirubá – 02
Nova Brasília – 14
Paes Leme – 11
Roça Grande – 09
Sambaqui – 02
Vila Alvorada – 11
Vila Esperança – 01
Vila Nova Alvorada – 05
Vila Nova – 07
Village – 05

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil