Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Sete municípios da região aparecem em alerta máximo para covid-19 no novo mapa de risco divulgado pelo Estado; saiba quais

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O novo mapa de risco da pandemia foi divulgado nessa segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e aponta que sete cidades de nossa região estão no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da Covid-19. Os municípios que aparecem em vermelho são Laguna, Garopaba, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Braço do Norte,  Orleans e Treze de Maio.

Para calcular a situação da doença na região, a Matriz avalia quatro critérios: incidência (taxa de contaminados por covid a cada 100 mil habitantes), incidência SRAG (taxa de incidência de pessoas com sindrome respiratória aguda grave hospitalizadas), esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos. Em cada uma é atribuída uma nota de um a três, sendo três o pior índice.  Analisando os quatro fatores, ao todo, segundo a SES, o Estado tem 78 municípios no nível alto, 116 no médio e 101 no baixo.

Santa Catarina tem 21 pacientes aguardando por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no SUS (Sistema Único de Saúde), conforme atualização do governo estadual no fim da tarde desta segunda-feira (6). Cinco estão na fila de espera por leito de UTI pediátrico junto a Cerih (Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares). Entre eles, quatro apresentam problemas respiratórios, sendo que um deles está em leito particular e com cobertura dos valores por parte do Estado. Outro paciente tem necessidade de serviço especializado para outra doença.

Entre os catarinenses que aguardam por vaga pediátrica, três são da região Sul, um no Vale do Itajaí e mais um no Grande Oeste. Além disso, quatro recém-nascidos aguardam vagas em leitos de neonatal, sendo dois no Sul, um no Vale do Itajaí e no Grande Oeste. Ainda conforme a atualização do governo estadual, 12 adultos aguardam vagas em leitos de UTI no qual sete têm problemas respiratórios.

Dois pacientes são na região Sul, dois na Foz do Rio Itajaí, um no Planalto Norte e Nordeste, um na Serra, um no Meio-Oeste e cinco no Grande Oeste. Segundo o governo estadual, todos os pacientes estão sendo “plenamente assistidos”.

Ocupação dos leitos de UTIs por região

Santa Catarina conta com 1.050 leitos de UTI ativos para atendimento geral e tratamento da Covid-19 no SUS. Deste total, 98,38% estão ocupados, ou seja, apenas 17 estão disponíveis para receber mais pessoas, conforme atualização do painel na manhã desta segunda-feira (6).

Entre as sete macrorregiões, quatro apresentam lotação total, duas acima de 98% e uma com 95,13%. Confira:

Levando em consideração apenas os leitos destinados para adultos, o estado conta com 777 ativos e apenas nove estão disponíveis para receber novos pacientes.

Já para atendimento pediátrico, todas as 95 unidades estão ocupadas, conforme atualização da manhã desta segunda-feira.

O número de leitos disponíveis é de apenas oito quando é observado apenas as unidades destinadas para atendimento neonatal, sendo que 178 estão ativos.

Por conta da lotação dos leitos de UTI e aumento dos casos de doenças infecciosas na rede hospitalar catarinense, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na última sexta-feira (3).

A partir da publicação do decreto, que ocorreu na noite de sexta no DOE (Diário Oficial do Estado), o governo tem agora maior agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de funcionários para realizar a abertura de leitos de UTI.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), estão previstos para os próximos dias a efetivação de 10 leitos de UTI adulto, seis de UTI neonatal, e outros oito para cuidados intermediários pediátricos. O governo afirma que a abertura de outros 77 leitos irão ocorrer de forma escalonada no Estado.

SC tem 60 cidades em nível alto de incidência de Covid-19

O mapa de alerta epidemiológico municipal, atualizado nesta segunda-feira, aponta que 60 cidades de Santa Catarina estão em nível alto para a taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes, conforme observado entre os dias 22 e 28 de maio.

Vale ressaltar que é classificada em nível alto os municípios que registram acima de 20 casos da Covid-19 para cada 100 mil pessoas.

Levando em consideração a taxa de incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), 11 cidades estão acima de 200 casos para cada 100 mil habitantes.

A matriz de risco avalia as taxas de incidências de casos de Covid-19 e de hospitalizados por SRAG na semana epidemiológica anterior. Assim como pelas coberturas vacinais do esquema primário para a população vacinável (a partir de cinco anos de idade) e da dose de reforço (para população a partir de 18 anos) das vacinas contra a Covid-19.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil