Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
EMPREGO: Amurel vai mal, mas Imbituba mantém saldo positivo enquanto Laguna, Capivari e Tubarão demitem mais do contratam, aponta Caged; Brasil tem novo recorde

Érika dos Reis

EMPREGO: Amurel vai mal, mas Imbituba mantém saldo positivo enquanto Laguna, Capivari e Tubarão demitem mais do que contratam, aponta Caged; Brasil tem novo recorde

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Em maio, Imbituba voltou a fechar o mês no azul e integra o grupo de 11 municípios da microrregião da Amurel que, juntos, criaram 213 vagas formais, de acordo com o novo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho.

No entanto, puxados pelos fracos resultados de Tubarão e Capivari de Baixo, o desempenho da microrregião foi ruim, com saldo negativo de 604 a mais do que contratações na soma dos 18 municípios. Os bons resultados foram sustentados, sobretudo, pelo setor de Serviços, responsável por quase a metade das colocações (103), seguido do Comércio (26). Porém, enquanto isso, Construção Civil e Indústria registraram muito mais demissões que admissões, contribuindo negativamente com –577 e –143 postos, respectivamente.

Além de Imbituba, também terminaram o mês de maio no campo positivo Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Orleans, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Santa Rosa de Lima e São Ludgero. O destaque numérico ficou com Jaguaruna, que abriu 113 novos empregos, impulsionada quase integralmente pelos serviços, que sozinho gerou 124 vagas a mais do que demissões.

Imbituba preservou seu saldo positivo e reforça a tendência de recuperação observada desde o início do ano, contribuindo para que a Amurel siga contratando, em que pese o desempenho negativo de setores tradicionais como a Construção Civil e parte da Indústria.

Setores: Serviços lideram; Construção e Indústria sentem o baque

  • Serviços: +103 vagas;
  • Comércio: +26 vagas;
  • Construção Civil: –577 vagas;
  • Indústria: –143 vagas.

O avanço dos serviços — que engloba desde turismo e alimentação até tecnologia — compensou as baixas da Construção e de segmentos industriais.

Brasil registra novo recorde de vínculos formais

No panorama nacional, o mercado de trabalho formal exibiu saldo de 148.992 postos em maio, elevando o total de vínculos com carteira assinada para 48,25 milhões, o maior da série histórica. Todos os grandes setores nacionais cresceram, com destaque para:

  • Serviços: +70.139 vagas;
  • Comércio: +23.258;
  • Indústria: +21.569;
  • Agropecuária: +17.348;
  • Construção: +16.678.

De janeiro a maio, o país já soma 1,05 milhão de empregos criados e, no acumulado de 12 meses (jun/2024 a mai/2025), chega a 1,63 milhão de novos postos.

Perfil das contratações

  • Mulheres: +78.025 vagas;
  • Homens: +70.967;
  • Jovens (18 24 anos): +98.003 — principalmente no Comércio (35.901) e na Indústria (20.287);
  • Escolaridade média: maior expansão, com +113.213 novos contratos.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil