O Governo de Santa Catarina enviou, nesta quarta-feira (28), 20 bombeiros militares do CBMSC para ajudar no combate aos incêndios florestais que estão devastando o Mato Grosso do Sul. A missão foi organizada por determinação do governador Jorginho Mello, que acompanhou a partida da equipe às 10h30, a partir do Centro Administrativo do Estado. Dois dos bombeiros convocados são de Tubarão.
Os bombeiros, oriundos de diversas regiões de Santa Catarina, foram destacados para atuar nas cidades de Corumbá, Carumbé, Miranda e Aquidauana, áreas gravemente afetadas pelos incêndios. De acordo com o coronel Jefferson de Souza, subcomandante-geral do CBMSC, a equipe enviada possui especialização em combate a incêndios florestais.
O grupo está equipado com seis caminhonetes 4×4 e uma variedade de equipamentos especializados, incluindo motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos. A operação está planejada para durar cerca de 15 dias, com possibilidade de revezamento da equipe, se necessário.