As equipes do Trato por Laguna seguem mobilizadas nas ações de combate às ligações irregulares de esgoto no município. Nas últimas semanas, as vistorias do programa ambiental da Casan resultaram em multas por esgoto irregular no bairro Portinho.
Ao total, 14 imóveis foram multados com valores que variam de R$ 349,91 a R$524,87, de acordo com a infração, porém se o usuário tiver mais de uma infração no mesmo imóvel a multa pode chegar até R$ 1500,00.
A maior parte das infrações foram ausência ou irregularidades na caixa de gordura. A cobrança da multa é emitida junto à fatura de consumo mensal e está regulamentada pela agência reguladora, ARESC.
Desde 18 de janeiro, o Trato por Laguna presta consultoria técnica gratuita aos proprietários dos imóveis. Os moradores são os principais alvos dessa ação e podem agendar vistorias para inspeções. O objetivo é identificar se as ligações sanitárias estão corretas, orientando e conscientizando a população sobre a importância da destinação correta do esgoto.
O programa já vistoriou 3,416 imóveis nos bairros Mar Grosso, Magalhães. Navegantes, Vila Vitória e Portinho. O trabalho de campo começa com a entrega, de casa em casa, do comunicado oficial que além de apresentar o programa, traz orientações sobre como agendar a vistoria.
Após receber o comunicado o agendamento, o morador deve entrar em contato com o Trato por Laguna, através das redes sociais, do site institucional tratoporlaguna.com.br ou do WhatsApp (48) 9 9611-7706, para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe.
Cada entrega de comunicado é registrada, uma vez que, caso não haja contato para agendar a vistoria, os dados do imóvel são repassados aos órgãos de fiscalização responsáveis, podendo acarretar multa.
Durante as vistorias são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço. Os técnicos também avaliarão pontos de coleta das águas pluviais, como ralos, calhas (externas e embutidas) e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno e piscinas, que não podem estar conectados à rede pública de esgotamento.
Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que é comprovada e registrada, ou não, em nova inspeção. Em caso de reincidência, o morador é multado..