Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

MPF investiga falhas e rompimento de cabos na ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para apurar as condições estruturais da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A investigação ocorre após a identificação de danos em cabos da estrutura em mais de um mês depois da primeira interdição total da ponte.

O objetivo é esclarecer as causas dos problemas e acompanhar as providências adotadas para garantir a segurança dos motoristas que utilizam a BR-101. Atualmente, o tráfego ocorre de forma parcial, com uma faixa liberada em cada sentido e velocidade máxima permitida de 50 km/h.

Cabos rompidos foram identificados em vão central

Conforme informações apresentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela concessionária ViaCosteira ao MPF, inspeções técnicas identificaram o rompimento parcial dos cabos 4E e 4D, localizados no Pilar 35, entre as aduelas AD.6 e AD.7 do vão central da ponte.

Foto: Divulgação/CCR ViaCosteira

Após a identificação dos danos, a concessionária colocou em prática um plano de correção emergencial elaborado por uma empresa especializada. Também foram realizadas intervenções para reforçar a estrutura.

Ponte está interditada desde julho

O episódio que levou às atuais restrições começou em 9 de julho, quando a Ponte Anita Garibaldi foi totalmente interditada após uma inspeção apontar filamentos rompidos em uma cordoalha.

O bloqueio completo permaneceu por dez dias. Em 19 de julho, a circulação foi retomada parcialmente, com uma faixa disponível para os veículos em cada sentido da BR-101.

Na época, a concessionária informou que a operação poderia permanecer dessa forma por um período de 30 a 60 dias, enquanto seriam realizados novos estudos, inspeções e eventuais intervenções na estrutura.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna/CCR ViaCosteira

Monitoramento continua

Desde a retomada parcial do tráfego, a ponte permanece sob acompanhamento técnico. Entre os procedimentos realizados estão o monitoramento do tabuleiro, a instalação de sensores, levantamentos topográficos e análises do comportamento da estrutura.

Segundo a ViaCosteira, os resultados obtidos até agora apontam que o tabuleiro apresenta comportamento adequado e dentro dos parâmetros esperados pelos especialistas.

A concessionária também afirma que a ponte permanece íntegra e apta à circulação de veículos, desde que sejam respeitadas as condições atualmente estabelecidas. As intervenções realizadas, segundo a empresa, têm caráter preventivo e planejado.

Cargas especiais seguem com restrições

Além da redução das faixas e do limite de velocidade, continuam proibidas algumas operações envolvendo cargas excedentes.

Veículos com mais de 10 toneladas por eixo e largura superior a quatro metros precisam seguir procedimentos específicos para solicitar e obter autorização de passagem.

A orientação aos motoristas é respeitar a sinalização instalada no trecho e o limite de 50 km/h enquanto as avaliações e os trabalhos na ponte continuam.

Estrutura já teve problemas em 2022

A Ponte Anita Garibaldi também passou por uma intervenção emergencial em 2022, quando foram identificados problemas no mesmo pilar.

Naquele período, houve rompimento de barras de ligação da laje inferior, o que levou à adoção de medidas para preservar a estabilidade da estrutura. Como parte das providências, foram realizados reforços e, temporariamente, veículos pesados precisaram utilizar a Ponte das Laranjeiras, em Cabeçuda.

Em março de 2023, testes de carga apontaram o restabelecimento da rigidez da ponte após as intervenções.

ANTT investiga possível vício de construção

Diante do histórico de ocorrências, a ANTT informou ao MPF que abriu um processo administrativo para verificar se as falhas recorrentes podem estar relacionadas a eventuais vícios ocultos de construção.

A Ponte Anita Garibaldi foi construída sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e passou a fazer parte do contrato de concessão da BR-101 em agosto de 2020.

Ainda de acordo com a agência reguladora, o recebimento definitivo da obra pelo Dnit depende de uma decisão judicial relacionada ao empreendimento.

Informações: ND Mais

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil