Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

JUNTAS GINGAMOS MAIS: Professora realiza projeto de capoeira visando incluir mulheres e mães solo

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

POR ÉRIKA REIS

Uma mulher de fibra, determinação e, acima de tudo, com gingado ‘capoeirístico’. Andrea S. Bivanco é, sem a menor dúvida, uma ativista pelo direito das mulheres e mães exercerem o papel de capoeiristas em um grupo que é considerado, culturalmente, um espaço para homens atuarem.

Professora de educação física, pós graduada em Cultura Afro Descendente e Indígena e instrutora de capoeira, a moradora de Garopaba, de 52 anos, percebeu que seu trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) poderia atingir um público-alvo de pessoas com histórias parecidas, mas sem o mínimo de compreensão ou lugar de fala perante a sociedade.

Professora Andrea jogando capoeira

Com seu projeto “Juntas Gingamos Mais”, a ‘mãe capoeira’ – como as alunas dela a chamam – abriu a roda para mães solo para terem um momento exclusivo para elas e seus filhos e, ainda, proporciona um espaço de acolhimento com musicalidade, terapias e muita capoeira para mulheres.

Alunos da professora Andrea
Encontro entre as alunas do Juntas Gingamos Mais e do núcleo Capoeira de Valor, do Mestre China

O movimento começou em 2018, quando, em uma creche onde Andrea ministrava aulas de educação física para crianças, observou o interesse das mães em participar das aulas de capoeira e começou a esboçar a ideia deste projeto que, hoje, serve como terapia para suas alunas.

“Este projeto surgiu despretensiosamente. Quando comecei dar aulas de capoeira, após ser instruída pelo Mestre China, percebia que as mulheres que praticavam este esporte, sempre vinham acompanhadas de seus parceiros ou familiares homens e logo desistiam das aulas”, conta Andrea,

“Quando comecei a trabalhar na creche Centro de Educação Infantil Encantada, percebia a empolgação das mães em iniciar aulas de capoeira, logo, me senti motivada em dar vida a este projeto, que une o aprendizado da cultura afrodescendente da Capoeira ao movimento de inclusão feminina em um ambiente culturalmente considerado ser espaço para os homens”, finaliza.

Mulheres capoeiristas do núcleo Capoeira de Valor do Mestre China

Ainda na luta por um espaço maior para a realização das aulas de capoeira, a professora carrega em si, uma força sem igual. Com o apoio do núcleo Capoeira de Valor do Mestre China e de suas alunas do “Juntas Gingamos Mais”, ela segue firme no caminho de ser instrutora de capoeira, mãe de duas e ativista pelo direito das mulheres de serem o que elas quiserem – inclusive capoeiristas.

“Juntas Gingamos Mais” acontece todas as segundas, quartas e sextas, com horários intercalados para as crianças e para as mães, no bairro Encantada, em Garopaba. Consulta de valores e horários é só acessar o Instagram @mãecapoeira e entrar em contato com Andrea.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil