Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

Procissão, missa transmitida pelo AHora e almoço festivo encerram na manhã deste domingo a 272ª Festa de Sant’Anna e Divino Espírito Santo de Vila Nova

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Festa de Sant’Anna e Divino Espírito Santo, que iniciou na última quarta-feira (24) na igreja católica de Vila Nova, em Imbituba; chega ao seu 5º e último dia neste domingo (28), com a procissão, Missa Solene às 10h30, transmitida ao vivo pela página do Facebook do Portal AHora; e o almoço festivo Império do Divino, com som mecânico e sorteio da rifa de uma moto, no salão paroquial.

Às 10h, inicia a Procissão com a Corte Imperial até a Casa Açoriana, acompanhada da banda musical Unidos de Imaruí, onde o Imperador acompanhará a procissão até a casa da Imperatriz, para seguirem até a casa da família Orlando e Cidália, onde se unem com a imagem de Sant’Anna, e seguem em cortejo com a Corte Imperial, o Casal Primeiro Festeiro, acompanhados da comunidade em procissão até a igreja.

Às 10h30, terá início a Missa Solene presidida pelo padre e pároco da paróquia Imaculada Conceição, André Oenning, acompanhado do diácono Almir Martins. A animação ficará por conta do Movimento de Irmãos de Imbituba, Cantoria da Bandeira do Divino Espirito Santo de Mirim e
Cantoria do Divino Espírito Santo da família Martins.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA A FIM DA REPORTAGEM

AHora transmite todas as missas

Neste ano do tradicional e já bicentenário festejo de origem açoriana, o AHora transmite todas as missas, até a missa matinal de domingo, tudo ao vivo, no canal Facebook do maior portal de notícias e entretenimento da região.

Grandiosas provas de fé cristã, as comemorações foram realizadas durante os cinco dias de atividades religiosas com missas, carreata de procissão, além de noites gastronômicas e culturais com muita música e tradição açoriana no Salão Paroquial.

Em sua 272ª Edição, a Festa de Sant’Anna e Divino Espírito Santo faz parte da história do bairro Vila Nova que, antigamente, entre 1748 a 1756, tinha o nome de Freguesia de Villa Nova, quando os primeiros açorianos que chegaram à costa iniciaram a prática de devoção ao Divino Espírito Santo e à Padroeira Sant’Anna, que é a avó materna de Jesus Cristo.

HISTÓRIA DA FESTA DO DIVINO

Os festejos possuem uma carga histórica de grande valia para os descentes de açorianos moradores de Imbituba e região, como explica o pesquisador, historiador, colunista do Portal AHora e fundador da Casa Açoriana de Imbituba, Ronaldo Augusto Pires.

Segundo o historiador, a origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres, com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal.

“O assunto é muito abordado pelo professor Agostinho da Silva. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer, sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão”, conta.

A celebração do Divino Espírito Santo no planeta teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches.

Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.

“Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre a Virgem Maria e os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento”, afirma.

Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

A CORTE IMPERIAL

A Corte Imperial é outra tradição mantida na Festa do Divino de Vila Nova, há muitos anos. Embora na Festa do Divino da Vila Nova e nem no Mirim não é feito fora da Igreja o Império do Divino como se vê nas Festas das Ilhas dos Açores, principalmente nas Ilhas de São Miguel, Pico , Faial , Ilha Terceira e São Jorge e Vila Madalena, co-irmã de Imbituba, mesmo assim, se organiza os locais como se fossem o Império do Divino, para manterem a tradição, e onde os festeiros em procissão com bandeiras e indumentárias do Espírito Santo, nos dias principais da Festa, apanham o Imperador e a Imperatriz para as celebrações festivas .

A CORTE IMPERIAL é formada pelo Imperador, a Imperatriz e os Pajens de Honra e as daminhas com ricas indumentárias . Existe no momento do Ofertório da Missa festiva do Domingo a “ cerimônia da coroação” do Imperador e a entrega do cetro Imperial á Imperatriz pelo padre celebrante da Missa.

No momento do Ofertório, a Cantoria da Bandeira também se faz presente com cantos repentistas em honra ao Divino. No Final da Missa, a Corte Imperial instalada no Alta da Igreja, deixa a Igreja e vai para o Salão de Festas acompanhada com a Cantoria do Divino.

SIGNIFICADO DAS CORES DO DIVINO

As Cores predominantes nas festas do Divino da Vila é o Vermelho e Branco. O Vermelho (fogo / fé/ amor) do Espírito Santo e o branco da Pomba do Divino (paz).

Para conhecer um pouco mais da história da Festa do Divino Espírito Santo, acesse este link da coluna Baú Açoriano.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Quarta-feira (24)

  • 19h30: Missa de Abertura da 272ª Festa Sant’Anna e Divino Espírito Santo
    • Presidente: Padre Eduardo Bittencourt, Pároco da Paróquia de Capivari de Baixo/SC;
    • Participação: Casal Imperador e Imperatriz Gustavo de Souza e Joyce Ferreira Zeferino;
    • Animação: Ministério de Música Fonte de Amor – Vila Santo Antônio;
    • Paraninfos: AMAGI, Ministros de Eucaristia e da palavra;
    • Terços das mulheres e dos homens;
    • Comunidades: Vila Santo Antônio, Mirim, Morro do Mirim e Câmara de Vereadores de Imbituba.

Quinta-feira (25)

  • 19h30: Missa Festiva
    • Presidente: Padre Antônio Wander, do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Içara/SC;
    • Participação: Corte Imperial infantojuvenil da década de 1960 e cantoria da bandeira do Divino Espírito Santo do Mirim;
    • Animação: Grupo Alma, missionária de Nova Brasília, Imbituba;
    • Paraninfos: Casa açoriana, SCPar Porto de Imbituba, Sindicato dos Operadores Portuários, Rede Feminina de Combate ao Câncer;
    • Comunidades: Barra de Ibiraquera, Vila Esperança, Vila Nova Alvorada e Vila Alvorada.

Sexta-feira (26) – Dia da Padroeira Sant’Anna

  • 17h40 – Carreata com a imagem de Sant’Anna e as Bandeiras do Divino Espírito Santo pelas ruas do bairro Vila Nova
    • Presença do Casal Imperador e Imperatriz;
  • 19h30 – Missa Festiva em honra a Sant’Anna
    • Presidente: Padre Ednei da Rosa Cândido, da Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, de Santo Antônio de Pádua, Florianópolis/SC.
    • Animação: Grupo de Canto Sant’Anna;
    • Paraninfos: Avós de todas as comunidades da paróquia Irmandade Sant’Anna, Catequese e Lanche da Amizade;
    • Comunidades: Itapirubá, Boa Vista, Gruta, Guaiúba, São Tomás, Sagrada Família e Porto da Vila.

*A Polícia Militar de Santa Catarina, o Batalhão de Imbituba, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Batalhão de Imbituba darão cobertura aos eventos.

Sábado (27)

  • 18h – Saída da Imagem de Sant’Anna da casa do 1º Casal Festeiro, motorizada, até a residência da família Speck, a qual receberá o Casal de Imperadores e a Corte Imperial e, em seguida, seguir até a igreja acompanhada da banda musical Unidos de Imaruí;
  • 19h30 – Missa Festiva com a entrada das Bandeiras do Divino Espírito Santo, Irmandade de Sant’Anna, dos açores e Imagem de Sant’Anna e da Corte Imperial.
    • Presidente: Padre da Paróquia, Marcos Herdt;
    • Animação: Os Missionários do Morro do Mirim, Cantoria da Bandeira do Divino Espírito Santo do Mirim;
    • Paraninfos: APAE, Santos Brasil Participações, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Vigias e Sindicatos dos Consertadores;
    • Comunidades: Paes Leme e Araçá;

Domingo (28)

  • 10h – Procissão com a Corte Imperial até a Casa Açoriana, acompanhada da banda musical Unidos de Imaruí, onde o Imperador acompanhará a procissão até a casa da Imperatriz, para seguirem até a casa da família Orlando e Cidália, onde se unem com a imagem de Sant’Anna, e seguem em cortejo com a Corte Imperial, o Casal Primeiro Festeiro, acompanhados da comunidade em procissão até a igreja;
  • 10h30min – Missa Solene
    • Presidente: Padre da paróquia André Oenning acompanhado do diácono Almir Martins
    • Animação: Movimento de Irmãos de Imbituba e cantoria da bandeira do divino espirito santo do mirim
    • Cantoria do divino Espírito Santo da família Martins,
    • Paraninfos: Comunidades da Matriz, Movimento de Irmãos, Cursílio de cristandade, Comércio de Dirigentes Logistas – CDL; Associação comercial e Industrial de Imbituba – ACIM; REFISA Indústria e Comércio de Sal.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

  • Quarta-feira (24):
    • 21h: Noite do Pastel
    • Participação: Quadrilha Junina Santo Antônio
    • Animação: Som Mecânico
  • Quinta-feira (25):
    • 21h: Noite Açoriana – Caldo Verde;
    • Atração: Boi de Mamão Família Mello;
    • Animação: Som Mecânico;
  • Sexta-feira (26):
    • 16h: café das avós
    • 21h: Noite do Picadão
      • Atração: Seu Déquinha
      • Animação: Cantor Márcio Victor
  • Sábado (27):
    • 21h: Noite do Churrasco;
      • Atração: Grupo Açor Sul
      • Animação: Cantores Artur Vinícius e Miro (Show de Pai & Filho)
  • Domingo (28):
    • Almoço festivo Império do Divino;
      • Animação – Som mecânico;
      • Sorteio da Rifa;
      • Encerramento da festa.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil