A convenção do Progressistas de Imbituba, realizada no último domingo (04), no Centro Comunitário da Divineia, definiu os rumos do partido para as eleições municipais deste ano. Diferentemente do que anunciavam seus líderes desde o início do ano, que teriam candidato próprio ao Executivo, a opção da sigla foi abrir mão da candidatura do seu presidente municipal e atual vice-prefeito, Antônio Clésio Costa, o Clésio do Marcão, para apoiar o projeto à majoritária do empresário e ex-vice-prefeito, Luís Gonzaga de Carvalho, o Zaga da Inkor, do Republicanos.
O evento ainda retificou e homologou a lista de candidatos a cadeiras na Câmara do partido que, após as saídas de Eduardo Faustina, para o PL, e de Thiago Rosa, para o Republicanos, termina a atual legislatura apenas com um vereador, Elísio Sgrott. Entre os nomes fortes do Progressistas para a eleição deste ano estão o do próprio Elísio, o do ex-secretário de Administração e de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do atual governo Rosenvaldo Júnior, Henrique Mello; e da ex-Diretora de Esportes do atual governo municipal, Michela Freitas.
CONFIRA A LISTA DOS CANDIDATOS A VEREADOR AO FINAL DA REPORTAGEM
Zaga da Inkor terá a também empresária do ramo da construção civil, Adriana Luma, como sua vice para o pleito de 6 de outubro. Terceira colocada na eleição a prefeito de 2020, a tubaronense que reside em Imbituba desde 2018 permaneceu em campanha após o revés e era dada como a candidata a prefeita do Republicanos, publicando inclusive postagens em suas páginas de redes sociais mirando a cabeça da majoritária. Entretanto, há dois meses Luma se ausentou, totalmente, do cenário político e da cidade. Há cerca de um mês, porém, a empresária reapareceu e explicou seu sumiço, afirmando que se devia a problemas de saúde e a um consequente tratamento.
“Vamos trabalhar, arduamente! O Progressistas sempre fez a diferença em Imbituba, mesmo não estando na majoritária. Nossos 14 pré-candidatos a vereador, juntamente com nossa executiva, diretório e todos os simpatizantes do Progressistas em Imbituba estarão unidos, trabalhando intensamente para a eleição do Zaga da Inkor e da Luma”, garante Clésio.
Curiosamente, Clésio e Zaga são os últimos vice-prefeitos de Imbituba e participaram ativamente dos projetos políticos encabeçados pelo ex-petista Rosenvaldo Júnior e que hoje continua em um partido de esquerda, o PSB.
Com a desistência da candidatura de Clésio a prefeito, o Progressistas optou por compor a coligação com Republicanos e PRD, partidos que já haviam homologado união em convenção realizada no dia 2 de agosto. Na convenção do Progressistas, Clésio explicou sua escolha, bem como a decisão tomada pelos filiados de aceitarem o convite e se aliarem a Zaga e Luma.
“Desistir dessa candidatura foi uma decisão, extremamente, difícil, especialmente porque sempre manifestei meu desejo de me tornar prefeito. No entanto, após uma análise cuidadosa do cenário político local, não tivemos dúvidas de que Zaga e Luma seriam os candidatos que a família Progressistas apoiaria. A escolha foi baseada na convicção de que eles são as melhores opções para liderar o município neste momento. Estamos comprometidos a contribuir para essa trajetória de sucesso”, enfatiza o presidente do Progressitas de Imbituba.
Confira os candidato(s) a vereador(a) do Progressistas
EDNA LUIZ – EDINHA DO ARROIO
ROSANIA GOMES MARTINS – ROSE MARTINS
MICHELA DA SILVA FREITAS – MICHELA FREITAS
MÁRCIA NUNES – MARCINHA DO UBER
ARLETE ZANELATTO – ARLETE
ELÍSIO SGROTT – ELISIO
ÉRICO JOSÉ LAURENTINO – ERICO
HENRIQUE FRANCISCO DE MELO – HENRIQUE MELO
RICARDO PIRES – RICARDO SAMBAQUI
ODAIR SOARES CYRILLO – ODAIR PESCADOS DÁ JO
VALDECI ORLANDO DIAS – VALDECI
MARCOS FERNANDES DA SILVA – MARCOS MARQUINHOS DO ONIBUS
MAX SANDRO MOTTA – PASTOR MAX DO EBENEZER
JOÃO LAURI RODRIGUES – LAURI