O 1º CBSurf Big Wave 2024, que aconteceu na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna (SC) no início do mês de julho, e marcou o surf brasileiro ao coroar os primeiros Campeões Brasileiros de Ondas Grandes na história, onde Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons levaram os títulos masculino e feminino, respectivamente.
Além deles, o imbitubense surfista de ondas grandes, Caíque Guimaraes , surfou a maior onda do evento levando o prêmio destinado a este fim. Até então, muitos que viram a onda surfada por Caíque Guimaraes faziam estimativas e chutes do tamanho da onda surfada, muitos julgavam que onda tinha 4 a 5 metros, outros, de 6 a 8 metros.
Ainda durante o evento, a lenda do surf brasileiro de ondas grandes e um dos responsáveis pela transmissão do CBSurf Big Wave Brasil, Ricardo Bocão, cravou a estimativa de mais de 20 pés de onda, ou seja, em torno de 7 a 8 metros de altura.
Geosurf faz estimativa através de estudos sobre o tamanho da onda de Caíque
Segundo as redes sociais do Geosurf, o projeto propõe ações que incentivam, de forma harmoniosa, a divulgação da geociência e o incentivo ao esporte. Nessas redes sociais, diversas ondas surfadas no litoral brasileiro, e fora dele, são medidas estimativamente através estudos e dão uma noção do tamanho que muitas ondas surfadas tem. Segundo o Geosurf, a onda surfada por Caíque foi estimada em mais de 10 metros de altura ou quase 34 pés.
Segundo o Geosurf na postagem ‘Dados de arquivo do site windguru.cz nesse dia a ondulação com direção de Sul possuía 3m, período de 14 segundos e ventos de 1 a 5 nós de direção norte. O atleta @carloshenriquegp surfou a maior onda do evento. A estimativa de tamanho de quebra dessa onda foi calculada utilizando como referência a altura de 1,53m do surfista agachado, chegando em um resultado de 10,3 m de altura da face da onda . A estimativa foi realizada pelo Dr. em Geociências @daniel.kbd membro do proj. @geosurfsul ‘.