As praias de Imbituba, Garopaba, Laguna e região vão permanecer com o mar agitado até quinta-feira (24), após o registro de um tsunami meteorológico que provocou o avanço repentino do mar e alagamentos em municípios da região na segunda-feira (21).
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a intensificação dos ventos de sul e sudeste deve favorecer ondas entre 2 e 3 metros, com possibilidade de picos ainda maiores em alto-mar. O risco para ocorrências relacionadas à agitação marítima é considerado moderado.
As rajadas de vento podem variar entre 50 e 70 km/h, com possibilidade de registros pontuais acima desse valor.

Avanço do mar foi registrado na região
Na segunda-feira (21), as praias da região foram atingidas por um fenômeno classificado pela Defesa Civil como tsunami meteorológico, caracterizado por uma elevação súbita do nível do mar associada a condições atmosféricas específicas.
Em Laguna, o avanço da água atingiu a região da Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, por volta das 6h. A força do mar arrastou redes de pesca e equipamentos e deslocou algumas embarcações. Também foram registrados danos materiais em estruturas da região.
Em Imbituba, também foram registrados efeitos do avanço do mar, além de ocorrências relacionadas às condições meteorológicas adversas. O município teve registros, inclusive, de quedas de árvores e de uma placa de publicidade, além de chuva de granizo em diferentes bairros.
Já Garopaba permanece entre os municípios do litoral que devem ficar atentos à agitação marítima prevista para os próximos dias, especialmente em áreas próximas à faixa costeira.
Orientação é evitar atividades no mar
Com a previsão de mar agitado, a recomendação é evitar atividades de pesca, navegação, esportes náuticos e banho de mar durante o período de maior agitação.
A Defesa Civil também orienta que a população evite caminhar ou pedalar na orla quando as ondas estiverem atingindo áreas como ciclovias e calçadões, além de acompanhar os avisos e alertas oficiais.
A população deve permanecer atenta às condições do mar, principalmente após os registros do avanço da água ocorridos no litoral Sul nesta segunda-feira (21).











