Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
focos do Aedes aegypti em Laguna

Laguna registra maior número de focos do Aedes aegypti da história e reforça alerta após primeiro caso de dengue

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Laguna vive um momento de atenção no combate à dengue. O município chegou a 117 focos do mosquito Aedes aegypti, o maior número já registrado na cidade, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. O avanço ocorre poucos dias após a confirmação do primeiro caso autóctone de dengue, quando a infecção acontece dentro do próprio município.

O novo levantamento representa um aumento em relação ao boletim anterior, que apontava 109 focos. Para as autoridades de saúde, o crescimento reforça a necessidade de intensificar as ações de prevenção e ampliar o envolvimento da população na eliminação dos criadouros do mosquito.

Bairros com mais focos do Aedes aegypti em Laguna

Atualmente, os 117 focos estão distribuídos em 12 bairros. O Progresso lidera o ranking, com 30 registros, seguido por Mar Grosso (18) e Magalhães (17).

Confira a distribuição completa:

  • Progresso: 30 focos
  • Mar Grosso: 18
  • Magalhães: 17
  • Centro: 13
  • Esperança: 12
  • Navegantes: 11
  • Vila Vitória: 10
  • Campo de Fora: 2
  • Barranceira: 1
  • Estreito: 1
  • Passagem da Barra: 1
  • Farol de Santa Marta: 1

Primeiro caso autóctone aumenta preocupação

Além do recorde de focos, Laguna confirmou recentemente o primeiro caso autóctone de dengue, indicando que a transmissão do vírus já ocorre dentro do município.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a situação exige atenção redobrada, já que o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e da chikungunya.

Maioria dos criadouros está dentro dos imóveis

Mesmo com o trabalho contínuo das equipes da Vigilância em Saúde e do Programa de Combate à Dengue, grande parte dos focos continua sendo encontrada em recipientes com água parada localizados nas residências.

Entre os principais locais identificados estão:

  • vasos de plantas;
  • baldes;
  • pneus;
  • garrafas;
  • caixas d’água sem vedação;
  • recipientes expostos ao tempo.

As equipes seguem realizando inspeções, monitoramento e eliminação de criadouros, além de orientar os moradores sobre as medidas de prevenção.

Como evitar a proliferação do mosquito

A Prefeitura de Laguna reforça que o combate ao mosquito depende da participação da população. As principais recomendações são:

  • eliminar recipientes que possam acumular água;
  • manter caixas d’água e reservatórios sempre fechados;
  • limpar calhas e ralos regularmente;
  • descartar corretamente pneus, garrafas e outros materiais;
  • manter quintais e terrenos limpos.

Segundo a Secretaria de Saúde, eliminar os criadouros continua sendo a medida mais eficiente para reduzir o risco de novos casos de dengue e impedir a proliferação do mosquito no município.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil