Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide

ALERTA MÁXIMO: Forças-tarefas enfrentam inundações em SC e preocupação com Sul do Estado onde previsão é de acúmulo de até 150mm de chuvas

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã deste sábado indicando volume alto de chuvas em todo Estado durante o fim de semana. As fortes e intensas chuvas que caem desde a madrugada deste sábado (7) já provocam diversos estragos em Santa Catarina. No Sul, local de maior preocupação das autoridades, o aumento do nível do Rio Sangão já causa inundações no município de Urussanga onde, para auxiliar a população, uma equipe da Força-Tarefa do batalhão de Criciúma foi mobilizada. Tubarão e Rio do Sul também encontram-se em alto risco e possuem forças-tarefas prontas para ação imediata.

Tubarão com inundações nesta manhã de sábado (7)

Tubarão nesta manhã de sábado (7) – Foto: CBMSC

Imbituba

Em Imbituba, desde as primeiras horas deste sábado (07), as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) estão nas ruas, mobilizadas, para reparar os estragos provocados pelas chuvas. 

Algumas vias públicas da cidade encheram d’água por conta do alto volume de chuva da madrugada. 
Houve registro de ocorrência em várias partes de Imbituba, como na região de Nova Brasília, Boa Vista e Centro. Os alertas podem ser direcionados à Defesa Civil, pelo telefone 199 e 9 9993-1490.

vias públicas da cidade encheram d'água por conta do alto volume de chuva da madrugada.
Ruas de Imbituba encheram por conta do alto volume de chuva da madrugada

Previsão do Tempo com inundações e deslizamentos

A maior parte de Santa Catarina está em alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Segundo alerta da Defesa Civil, entre este sábado e domingo (7 a 8), o Estado deve registrar chuva volumosa. Conforme a previsão, o domingo deve registrar o maior volume, podendo chegar a 150 mm.

No início da semana, o Vale do Itajaí foi uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, com diversos pontos de alagamentos e várias ocorrências. No entanto, o que mais preocupa a Defesa Civil atualmente é o Sul do Estado: “A nossa maior preocupação é o Sul, é onde estamos focados agora. Nós vamos ter volumes de chuva acumulados de 120 a 150mm (total de sábado e domingo), podendo exceder isso”.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã deste sábado indicando volume alto de chuvas em todo Estado durante o fim de semana. O sábado (7) já começou com temporais e, em algumas cidades do Estado, há ocorrências de famílias ilhadas, casas destelhadas e alagadas, além de diversos pontos de alagamentos.

A condição, conforme o órgão de monitoramento segue durante todo o dia, com totais mais elevados do Centro ao Norte (nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores de forma pontual.

Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a previsão é de volumes médios, que podem variar entre 40 a 60mm, também podendo superar esses valores pontualmente. Na região, persiste também o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

Já para o domingo (8), conforme o alerta, o risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, já que a chuva volta com força durante as primeiras da manhã.

Na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os acumulados variam entre 70 e 100mm, com pontuais mais elevados, e variando 30 a 50mm em média em áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul.

Ainda conforme a Defesa Civil, a chuva só diminuirá no início da semana, entre os dias 9 e 10 (segunda e terça-feira).

Chuva em Santa Catarina

Nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros realizou 45 atendimentos em Santa Catarina. Desde a última terça-feira, quando as chuvas começaram em Santa Catarina, o CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina) já atendeu a 184 ocorrências em 76 municípios. Para garantir a segurança dos cidadãos, a corporação mantém uma antecipação e monitoramento constantes, operando 24 horas por dia.

Até o momento, foram mobilizados 285 bombeiros e 115 viaturas no atendimento das ocorrências relacionadas às chuvas. Três equipes de Forças-Tarefa estão em operação no 15º Batalhão de Bombeiros Militar, em Rio do Sul, especializadas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), com embarcações, viaturas e equipamentos necessários para o reforço e ação imediata. Um helicóptero de Blumenau (3º BBM) também está pronto para o serviço.

Para auxiliar as pessoas atingidas pelas chuvas, o Estado organizou uma ação coordenada com Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Casan e Celesc. “O Estado começou a se preparar com bastante antecedência para o impacto, que é inevitável”, afirmou o coordenador de Gestão de Desastres da Defesa Civil César Nunes.

Em Florianópolis, uma sala de situação do CBMSC foi montada dentro da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, sob coordenação do Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza. Esta sala de operações opera 24 horas por dia, com membros do comando da corporação tomando decisões e monitorando a situação de forma constante.

Força-Tarefa em Rio do Sul – Foto: CBMSC

Força-Tarefa em Rio do Sul

Recomendações da Defesa Civil

Diante desse quadro, a Defesa Civil recomenda protelar as viagens do final de semana. Mas se for muito necessário fazer o translado, o indicado é realizar um planejamento e consultar o site da Polícia Civil de Santa Catarina para verificar a situação das estradas, “porque o risco de deslizamento e desmoronamento nas rodovias é bastante grande”, disse Nunes.

Além disso, a Defesa Civil recomenda que a população ribeirinha, que mora perto de rios e encostas de áreas de risco, procure sair de suas casas quando houver qualquer sinal de desmoronamento ou alagamento. Segundo Nunes, é preciso estar atento a qualquer movimento estranho: “movimento no solo, movimento de árvores, movimento de postes, qualquer movimento estranho, saia imediatamente para evitar desgraças maiores do que já temos até agora”

SC tem 1ª morte decorrente das chuvas

Nesta quinta-feira (5), foi confirmada a morte de um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. “Ele perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, descreveu o boletim do órgão.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil