Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide

Segurança: Detentas do Presídio Feminino ganham opção de renda em projeto inspirado na vida da artista Frida Kahlo

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Quinze detentas do Presídio Feminino de Tubarão participam de um projeto que poderá lhes garantir renda assim que concluírem sua pena. Inspirada na história da artista mexicana Frida Kahlo, a capacitação seguirá até dezembro.

Durante o curso, as reclusas participam de oficinas de montagem de bijuterias. No curso, disponibilizado através do projeto de extensão do campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), as detentas terão os objetos produzidos expostos na “Mostra da Coleção de Acessórios Femininos” que leva o nome de uma das mais importantes artistas do Século XX. A ideia é trabalhar também temas ligados à arte e à cultura, para proporcionar uma mudança imediata na vida das alunas.

“A Frida ficou muito tempo presa em uma cadeira de rodas, teve problemas de saúde, e encontrou no trabalho e na arte o motivo para continuar a viver e a se sustentar. Era uma alma livre”, explica Juliana Espíndola, coordenadora do projeto.

Inspirado no exemplo de Frida, o projeto “Empoderar mulheres é libertar: por Educação Integral, Arte e Trabalho” pretende dar autonomia às reeducandas do presídio. O curso é dividido em três módulos. “Elas entrarão em contato com um projeto de futuro, para ver que elas podem ter um trabalho e um retorno financeiro depois. É um trabalho viável. Antes de pensar no projeto de futuro, é pensar no que pode ser feito agora”, explica Juliana.

 A primeira aula foi realizada no dia 7 de agosto, com uma apresentação de flauta transversal do professor Emerson Serafim, responsável por outro curso que também está sendo realizado no presídio. A ação integra o Programa “Mulheres Sim”, do Instituto Federal de SC.

QUEM FOI FRIDA KAHLO?

A mexicana Frida Kahlo foi uma das artistas mais importantes do século XX, e hoje, mais de 60 anos após sua morte, se transformou num ícone para as mulheres do mundo todo. Além de ser uma mulher independente e à frente de seu tempo, outros fatos marcantes de sua biografia fazem dela uma inspiração. Aos 18 anos, após sofrer um grave acidente, Frida ficou entre a vida e a morte, e foi na cama que começou a pintar.

 Fonte: Diário do Sul

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil