Escrito por Carlos Eduardo Gomes
Quem visitou a Praia do Rosa Sul neste verão de 2025 percebeu algo diferente: um rancho de pesca que se destaca entre os outros. Enquanto a maioria mantém o estilo tradicional, um deles foi transformado em uma galeria de arte a céu aberto. Os responsáveis por essa transformação foram os artistas visuais Leo Costanzo e Duda Santos, e a websérie ‘Na Caminhada‘ documentou todos os detalhes dessa produção cultural.
No episódio mais recente, lançado no último domingo (19), a websérie mergulhou no universo do grafite em Imbituba, destacando como os artistas Leo Costanzo e Duda Santos têm colorido e revitalizado os muros e paredes da Praia do Rosa desde setembro de 2024, por meio do projeto Cor e Arte. Neste episódio, o público acompanhou de perto o processo criativo de um mural pintado em um tradicional rancho de pesca, que ganhou uma nova vida como obra de arte. Com duração de apenas 12 minutos, o episódio traz entrevistas e imagens imersivas que capturam a essência do movimento.

o primeiro mural para o projeto Cor e Arte
A websérie Na Caminhada estreou no dia 12 de janeiro com um episódio dedicado ao break em Garopaba, explorando a força dessa dança como símbolo de resistência e expressão cultural. Agora, o próximo episódio está programado para domingo (26), e abordará a história e a influência do rap em Laguna.
Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no canal do Barraco Rap no YouTube e representam um convite para conhecer de perto as manifestações artísticas que florescem no interior de Santa Catarina.

O projeto de um homem só
Na Caminhada é uma iniciativa independente de Carlos Eduardo Gomes, futuro jornalista formado pela UFSC. Idealizador, produtor e editor do projeto, Carlos enfrentou os desafios de produzir uma websérie com recursos limitados, equipamentos emprestados e muito esforço pessoal. Ele foi responsável por gravar entrevistas, captar imagens de apoio, escrever roteiros e finalizar cada episódio. A partir do episódio de Imbituba, a série contou com trilhas sonoras originais criadas por dois produtores musicais de Laguna, mas o restante do trabalho foi realizado de forma solo.
Com o objetivo de valorizar a cultura local, a série oferece uma oportunidade de visibilidade para artistas que, muitas vezes, não são reconhecidos nem mesmo em suas próprias comunidades. Os episódios curtos e dinâmicos são um convite para explorar a riqueza da cultura Hip Hop em Santa Catarina, enquanto descentralizam a narrativa sobre o movimento, tradicionalmente associada aos grandes centros urbanos.

responsável pelo projeto Na Caminhada
Um convite para mergulhar na cultura Hip Hop
A websérie Na Caminhada destaca a importância de iniciativas culturais independentes como forma de resistência e expressão social. Com episódios acessíveis, curtos e repletos de conteúdo, o projeto abre um espaço único para mostrar o impacto do Hip Hop como ferramenta de transformação social.
Confira o 2º episódio da websérie
