A primeira semana de setembro será marcada pela presença do sol, mas também pelo tempo instável em Santa Catarina, sobretudo no Litoral e no Grande Oeste. Chuvas, ventos intensos e temporais isolados com risco moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas são esperados até o fim da semana. Já as temperaturas ficam elevadas em boa parte do estado, com sensação de abafamento e máximas próximas dos 30°C até a quarta-feira (03).
Entre esta terça e quarta-feira, Santa Catarina deve registrar ventos intensos vindos das direções norte e nordeste. A velocidade média prevista varia entre 30 km/h e 40 km/h, com rajadas que podem alcançar de 50 km/h a 70 km/h. Em alguns pontos do estado, esses valores podem ser ainda mais elevados.
Segundo o órgão, essa condição também ajuda a manter o mar agitado no Litoral Sul. As temperaturas permanecem elevadas até quarta, com sensação de abafamento e máximas próximas dos 30°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.
A instabilidade fica mais intensa na quinta-feira (04) e se desloca para o Rio Grande do Sul, mas áreas próximas à divisa com Santa Catarina ainda devem registrar chuva, especialmente no Extremo Oeste. Na sexta-feira (05), a previsão é de chuva ampla em todo o estado, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
O fim de semana deve ser marcado por queda brusca nas temperaturas. O Litoral e áreas próximas seguem com chuva frequente, enquanto o restante do estado deve registrar tempo mais estável.
Defesa Civil reforça as orientações para os dias de instabilidade
O órgão aconselha a população que, durante estes dias, evite abrigo sob árvores, placas e fiações elétricas durante temporais; não atravessar ruas alagadas ou pontes submersas; e acompanhar diariamente os avisos e alertas meteorológicos pelos canais oficiais da Secretaria.
Fonte: Defesa Civil











