A previsão do tempo para esta semana começa com variação no clima em Santa Catarina. Com aumento de nebulosidade e chuvas fracas em alguns pontos, as máximas variam entre 12 ºC a 14 ºC na Serra e chegam a 30°C no Oeste e 24°C no restante das regiões.
Nesta segunda-feira (18), há formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral no amanhecer, que se dissipam ao longo da manhã. No Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a circulação marítima mantém chuvas fracas e passageiras, intercaladas com períodos de melhoria. Já no sul do estado, a proximidade de uma área de baixa pressão aumenta a nebulosidade e pode provocar pancadas rápidas de chuva, sem risco para ocorrências.
Na terça-feira (19), a nebulosidade aumenta, principalmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, onde há condição de chuva persistente, embora com risco baixo. A partir da noite, a aproximação de uma frente fria pela Argentina e Rio Grande do Sul traz instabilidade ao Oeste e Extremo Oeste, com possibilidade de temporais isolados acompanhados de raios, fortes rajadas de vento e granizo. Os ventos de nordeste também ganham força, com rajadas entre 50 e 75 km/h entre o Oeste e o Sul, podendo provocar destelhamentos, queda de árvores e alagamentos pontuais. As máximas chegam a 32°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul e ficam entre 12°C e 14°C na Serra.
A quarta-feira (20) começa com chuva e temporais isolados em boa parte do estado por causa do avanço da frente fria. Além disso, um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e do Uruguai mantém ventos fortes em Santa Catarina, com rajadas de até 70 km/h entre o Oeste e o Sul. No decorrer da tarde e noite, o sistema se afasta e o ingresso de ar frio e seco melhora o tempo em todas as regiões. O mar fica agitado no litoral, especialmente entre o Sul e Florianópolis, com ondas de até 3 metros, oferecendo risco moderado. As temperaturas voltam a subir na faixa leste, podendo chegar a 31°C no Litoral Sul e Norte.
Na quinta-feira (21), a presença de uma área de alta pressão garante tempo firme em todo o estado. Mas a tranquilidade não deve durar: a partir da sexta-feira (22), uma nova frente fria se forma no Rio Grande do Sul e volta a favorecer temporais isolados em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
