Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

Rota da Baleia-franca marca o início da alta temporada com união entre municípios e foco no fortalecimento do turismo regional

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Alta Temporada das Baleias-francas foi oficialmente lançada nesta terça-feira (15), em um evento realizado na Praia do Rosa, em Imbituba. Com representantes de municípios como Garopaba, Laguna, Jaguaruna e Paulo Lopes, o encontro celebrou não apenas a chegada dos cetáceos na costa sul de Santa Catarina, mas também a força da união regional em torno do turismo sustentável e integrado.

Imagens divulgadas pela PMI

Além do secretário Jackson José Loro de Imbituba, estiveram presentes, Sérgio Lima, Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento de Garopaba, Bárbara Andreadis, Secretária de Turismo e Lazer de Laguna, Leonara Rodrigues Sebastião, Secretária de Turismo e Cultura de Paulo Lopes e Dante Gentil, Secretário de Esporte, Turismo, Juventude e Eventos de Jaguaruna, empresários e convidados.

A rota da Baleia-franca é um roteiro turístico que vem ganhando destaque nacional e internacional por proporcionar experiências únicas de observação desses gigantes do mar em seu habitat natural. De julho a novembro, as baleias migram das águas geladas da Antártica para o litoral catarinense com o objetivo de se reproduzirem em águas mais quentes.

É nesse cenário que o turismo encontra uma de suas maiores oportunidades de crescimento e valorização. “Esse é um turismo que vai além do veranista. Ele valoriza experiências, cultura, gastronomia e a preservação ambiental. Por isso, é tão importante essa união entre os municípios da rota. Quando trabalhamos juntos, fortalecemos cada um dos nossos atrativos e mostramos ao mundo a riqueza que temos aqui”, destacou o Secretário de Turismo, Cultura e Inovação de Imbituba, Jackson José Loro.

A união entre Imbituba, Garopaba e Laguna já vem dando frutos nos últimos anos. Agora, com a possível chegada de Paulo Lopes e Jaguaruna ao grupo, a rota se fortalece ainda mais, ampliando seu potencial de atração de visitantes e desenvolvimento econômico. A proposta é trabalhar de forma colaborativa, com foco em um turismo regionalizado, que beneficie a todos os envolvidos, do setor de hospedagem e gastronomia aos guias, artesãos e comunidades locais.

Além do aspecto turístico, o evento também reforçou a importância da conservação da Baleia-franca-austral (Eubalaena australis), espécie ameaçada de extinção e protegida por diversas iniciativas. O trabalho de preservação, feito por pesquisadores, como o Instituto Australis e o ICMBio, ONGs e instituições públicas, é essencial para garantir que futuras gerações possam continuar presenciando esse espetáculo da natureza.

Santa Catarina se destaca

O Brasil é considerado um dos 10 melhores países do mundo para observação de baleias, e Santa Catarina é um dos principais destinos. A geografia da costa, aliada ao comportamento migratório das baleias, faz do estado um ponto estratégico para pesquisadores e turistas. As águas calmas e rasas da região oferecem as condições ideais para o nascimento dos filhotes, tornando a observação ainda mais emocionante. Vale ressaltar que aqui é um dos poucos lugares do mundo onde é possível o avistamento terrestre das baleias.

Curiosidades sobre a Baleia-franca

A baleia-franca é considerada uma das espécies mais dóceis de cetáceos. Pode atingir até 18 metros de comprimento e pesar 60 toneladas. Vive cerca de 80 anos. O filhote nasce com cerca de 4 toneladas e mama até 200 litros de leite por dia. Seu borrifo é em formato de “V” e composto de ar quente, que se condensa ao contato com o ar frio. Possui calosidades brancas na cabeça que funcionam como impressões digitais, permitindo a identificação individual. Não possui nadadeira dorsal, mas tem nadadeiras laterais largas que garantem o equilíbrio. É uma espécie poliândrica: a fêmea pode acasalar com vários machos e, ao recusar um, vira de barriga para cima. Cada fêmea retorna ao Brasil aproximadamente a cada três anos, devido ao longo ciclo de gestação e migração.

Com o fortalecimento da Rota da Baleia-Franca, Santa Catarina segue reafirmando seu protagonismo com o turismo sustentável e a preservação da vida marinha, mostrando que é possível desenvolver a economia local com responsabilidade e sensibilidade ambiental.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil