Três homens, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada no furto, roubo e receptação de cargas de alto valor, foram presos na tarde desta quinta-feira (06), em Jaguaruna. Através de um mandado de busca e apreensão, os oficiais descobriram que os criminosos agiam em mais duas cidades catarinenses. O grupo é investigado pela Polícia Civil através da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
A operação também cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Araquari e Joinville, no norte do estado. Durante a ação, parte da carga de calçados furtada e outros objetos de interesse para a investigação foram apreendidos. Além disso, um dos suspeitos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, após a polícia encontrar uma estufa de maconha em pleno funcionamento em sua residência. No local, também foram apreendidas peças de caminhonetes Toyota Hilux.
A investigação, coordenada pela delegada Inara Drapalski, revelou um esquema criminoso que envolvia a subtração, transporte e revenda de mercadorias furtadas. O grupo foi identificado após o furto de uma carga de calçados avaliada em cerca de R$ 572 mil, ocorrido em 12 de novembro de 2024, na cidade de Joinville.
Durante a apuração, os agentes constataram que o mesmo grupo foi responsável pelo roubo de uma carga de pneus avaliada em mais de R$ 1 milhão, na cidade de Navegantes. A carga de calçados furtada foi revendida em Jaguaruna sob a denominação de “Salvados”, estratégia usada para encobrir a origem ilícita dos produtos.
Além disso, a investigação identificou a conexão da quadrilha com o tráfico de drogas. O caminhão utilizado no transporte das cargas furtadas também estava envolvido no transporte de 411 kg de cocaína, apreendida em Joinville.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
