A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina flagrou, na última semana, a pesca irregular de camarão durante o período de defeso, em Jaguaruna. Este período tem como objetivo preservar a reprodução da espécie e o equilíbrio dos ecossistemas.

A fiscalização ocorreu nas localidades de Camacho e Garopaba do Sul, em patrulhamento embarcado na Lagoa da Cigana. Durante a ação, os policiais avistaram um pescador utilizando uma rede do tipo “aviãozinho” para capturar camarão. Ao notar a aproximação da guarnição, o homem tentou fugir e chegou a arremessar ao mar um balde contendo cerca de 2 kg de camarão.
Após acompanhamento, o infrator foi abordado e responsabilizado penal e administrativamente. Com ele, a Polícia Ambiental apreendeu quatro baterias e nove redes de aviãozinho. Ainda durante a operação, foram recolhidas 23 redes e 24 baterias abandonadas no local.

De acordo com a PMA, o defeso do camarão-rosa e do camarão-branco segue até o dia 15 de novembro na região. Nesse período, é proibida a presença de qualquer apetrecho do tipo “aviãozinho” nas lagoas, e os pescadores devem retirar baterias e sinais luminosos.
A restrição vale para as lagoas de Mirim, Imaruí, Santo Antônio, Santa Marta, Garopaba do Sul, Camacho, Noca, Ribeirão Pequeno e Manteiga. A Polícia Militar Ambiental segue realizando fiscalizações para coibir a prática ilegal e garantir a preservação ambiental.











