Previous slide
Next slide
Trio-Recortes-fase-2_Diego-Dutra-Vano-Costa-e-Txaka-Amaral

Érika dos Reis

Música a partir de Recortes: Turnê apresenta 4 showficinas gratuitas pelo Circuito Catarinense de Cultura em Imbituba, Imaruí, Laguna e Tubarão

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Ateliê Rio do Poeta anuncia o lançamento do projeto cultural “RECORTES LETRA&MÚSICA” trazendo uma série de apresentações interativas e completamente gratuitas e acessíveis conduzidas pelo artista Txaka Amaral com a participação de dois talentosos músicos residentes no estado: Vano Costa na guitarra e Diego Dutra na bateria.

As apresentações iniciam no mês de setembro, a partir do dia 9, com abertura da turnê em Imbituba, na Cia de Desmontagem Cênica, com início a partir das 20h.

Banda recortes Letra e Musica fase 02

As showficinas representam uma fusão inovadora de espetáculo musical e oficina prática, onde o público não é apenas espectador, mas co-criador ativo. A dinâmica é envolvente: voluntários da plateia são convidados a subir ao palco em um processo lúdico e intuitivo participando da composição uma nova canção ao vivo. Na cartola de Txaka , são sorteados recortes de textos e símbolos de notas musicais que, juntos, formarão a letra e a melodia inédita da canção que nasce naquele exato momento. O processo criativo, que valoriza saberes prévios e participação geral, tem base no método de criação literária conhecido como Cut Ups, e convida a todos a descobrir a magia do sorteio de Recortes .

Colagem da música Universos Paralelos composta na fase 1

As quatro canções compostas na primeira fase do projeto serão também interpretadas ao vivo, permeando a atividade , e demonstrando a evolução , o impacto da iniciativa. “É indescritível sentir a magia que se instaura com o Recortes , o ambiente criativo , conceitos de diversas linguagens artísticas vivenciados com naturalidade, a canção que toma forma através da espontânea interação com o acaso”, conta o idealizador do projeto, o artista Txaka Amaral.

“A showficina é mais do que um show; é um convite para o público mergulhar no processo de nascimento de uma música, revelando que a inspiração pode estar em qualquer ‘recorte’, e que a melodia pode surgir da interação espontânea com o texto , mostrando o caminho da harmonia e do ritmo . Queremos fomentar a criatividade e mostrar que a música é de todos e para todos, promovendo um intercâmbio valioso entre artista e público”, define Txaka.

Oficina Recortes Letra e Música Fase 1 – Casa de Cultura

Sobre os artistas

Txaka Amaral é um artista multifacetado com uma carreira de mais de três décadas nas áreas da música e das artes visuais. De compositor a intérprete, navegando por diversos gêneros como folk rock e prog metal, com álbuns lançados e uma presença marcante em palcos por meio de inúmeras apresentações públicas.

Paralelamente à sua música, ele construiu uma sólida trajetória como pintor desde 1997, com exposições renomadas e a criação de ateliês, incluindo colaborações com o artista Tito Oliveira. Além disso, seu trabalho transcende a criação artística, engajando-se em projetos culturais, sociais e educacionais notáveis, como professor de música comunitária e em ações que promovem a inclusão e a preservação cultural.

Recentemente homenageado com prêmios como o “Mestres da Cultura Popular”, Txaka segue ativo com gravações de novos álbuns, participação em iniciativas culturais e a preservação de seu vasto legado artístico e musical, solidificando seu papel como um nome de referência no cenário artístico brasileiro.

Artista Txaka Amaral Recortes Letra e Música fase 2

Acompanhando Txaka Amaral, a Fase 2 conta com a expertise de músicos que elevam a experiência artística. Vano Costa e Diego Dutra somam à equipe. Vano Costa, guitarrista, já demonstrou seu talento e sensibilidade na primeira fase do projeto, tendo uma fundamental atuação na resolução da ponte da canção “Cenas no Cais do Porto” e contribuindo com vívidas sugestões na elaboração da letra em uma das oficinas transmitidas ao vivo. Sua presença garante um aprofundamento musical na experiência da showficina.

Diego Dutra, por sua vez, é reconhecido como um dos mais experientes bateristas residentes em Santa Catarina, com uma carreira sólida que abrange mais de três décadas, incluindo a banda de reggae gaúcho Chimarruts. Conhecido por suas performances para grandes públicos e por acompanhar diversos artistas e alunos fiéis, Dutra se propõe a reinventar a interação com o público ao participar ativamente da composição musical em cada showficina, enriquecendo a experiência com sua vasta bagagem e criatividade.

As apresentações são todas gratuitas e sujeitas à lotação dos espaços. Confira abaixo as datas e locais confirmados.

  • 09 de Setembro (Terça-feira), às 20h
    • Local: Cia Desmontagem Cênica, Imbituba
  • 25 de Setembro (Quinta-feira), às 20h:
    • Local: Cine Teatro Mussi, Laguna
  • 09 de Outubro (Quinta-feira), às 20h:
    • Local: Museu Ferroviário de Tubarão
  • 19 de Outubro (Domingo), às 18h:
    • Local: Salão Paroquial da Igreja São João Batista, Imaruí

Atração cultural no Café Anual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, público do evento.

O projeto “RECORTES LETRA & MÚSICA FASE 2” é uma realização do Ateliê Rio do Poeta, e conta recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Ele é um projeto contínuo que busca explorar e compartilhar o processo criativo por trás da música, conectando artistas e público de forma interativa e educativa.

Através de suas inovadoras showficinas, o projeto valoriza a composição, a performance musical e a co-criação, oferecendo uma plataforma única para o surgimento de novas expressões artísticas e para a valorização dos talentos locais e da rica cultura catarinense, promovendo o acesso democrático à arte.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil