Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Imbituba é a cidade de SC com maior crescimento proporcional de ações trabalhistas em 2025

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Imbituba se destaca no cenário estadual ao liderar o crescimento proporcional de ações trabalhistas em 2025. A Vara do Trabalho do município registrou aumento de 49,2% no número de novos processos em relação ao ano anterior, o maior índice percentual entre as unidades de Santa Catarina, que somaram 99.866 ações no período. As informações são do Portal Engeplus.

Os dados são da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, com base no sistema e-Gestão. No total, as 60 varas do trabalho catarinenses receberam o maior volume de processos em mais de 90 anos de história.

Recorde histórico no estado

O número estadual supera em 15% o total de 2024 e retoma o patamar anterior à reforma trabalhista. Até então, o recorde havia sido registrado em 2016, com 98.902 ações.

Além disso, o volume de processos solucionados também cresceu. Magistrados julgaram 86,8 mil casos em 2025, ante 80,2 mil no ano passado. Do total encerrado, 55% terminaram com sentença e 45% com acordo.

Decisão do STF influenciou retomada

A curva de crescimento ganhou força a partir de 2022. Em 2018, primeiro ano após a reforma trabalhista, o estado havia registrado queda de cerca de 30% nas demandas.

Especialistas associam a retomada ao julgamento da ADI 5766 pelo Supremo Tribunal Federal. A Corte decidiu que beneficiários da justiça gratuita não precisam pagar honorários de sucumbência em caso de derrota, o que reduziu o risco financeiro para trabalhadores de baixa renda.

Imbituba no topo do crescimento

Embora Itapema, Navegantes, Xanxerê, Palhoça e Concórdia liderem em números absolutos, Imbituba aparece no topo quando o critério é crescimento percentual.

O avanço acompanha o movimento observado em cidades com economia aquecida, forte atividade sazonal e expansão da construção civil e do setor de serviços.

Em Itapema, por exemplo, a juíza Patrícia Braga Medeiros atribui o aumento ao boom da construção civil e à terceirização de obras para empreiteiras com baixa capacidade financeira, o que gera descumprimento de direitos trabalhistas. Ela também aponta o comércio de temporada como fator relevante.

Para o Tribunal, o cenário reflete a combinação entre recuperação econômica e mudanças no ambiente jurídico. A tendência de alta mantém a Justiça do Trabalho catarinense em ritmo recorde, com Imbituba em evidência proporcional.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil