A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de Santa Catarina deu início aos trabalhos preparatórios para modernizar o acesso ao Porto de Laguna. Nesta quarta-feira (24), foi assinada a ordem de serviço que autoriza a realização de levantamentos hidrográficos, prospecção de estruturas e elaboração dos projetos de dragagem, derrocagem e remodelagem dos molhes.
O consórcio Infras Coastalport Laguna será responsável pelo desenvolvimento dos estudos e tem 12 meses para concluir os projetos, mas a meta é acelerar a entrega. “As equipes já serão enviadas a campo para mapear a área, e a partir desses dados faremos toda a engenharia necessária”, detalhou André Marques, representante do consórcio.
Para os deputados da Bancada do Sul, a obra representa um passo estratégico para a região. “Não há como pensar na dragagem do Rio Tubarão sem tratar o canal da Barra de Laguna. Essa iniciativa trará impactos positivos a toda a comunidade local e empresarial. Queremos que o trabalho avance rápido”, destacou o deputado Pepê Collaço.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, elogiou o empenho da bancada: “Apesar da burocracia envolvida, o esforço para viabilizar essa obra foi grande e fundamental para a região”.
