A passagem sobre o pontilhão da comunidade da Ponta da Barra, em Laguna, foi totalmente interditada nesta semana por determinação da Defesa Civil do município. A medida foi tomada após recomendação formal do Ministério Público, baseada em um inquérito civil aberto em 2021.

Na época, o MP já havia solicitado à antiga administração municipal que realizasse uma interdição preventiva e promovesse os reparos necessários na estrutura. No entanto, nenhuma ação efetiva foi executada. Com o avanço dos danos e o aumento do risco para quem circula na região, a atual gestão optou por seguir a recomendação do órgão, fundamentada na Lei Federal nº 12.608/2012, que trata da proteção e defesa civil.
A interdição será mantida até que um laudo técnico comprove que a estrutura oferece condições seguras de uso. Para isso, a Defesa Civil acionou as Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e de Obras e Transportes, que agora devem providenciar a contratação de especialistas para avaliar a situação e planejar os reparos necessários.
Em nota, a Prefeitura reforçou que a segurança da população é prioridade e que está trabalhando para resolver o problema o mais breve possível. Assim que os estudos forem concluídos, novas informações serão divulgadas à comunidade.











