Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

ECOTURISMO: Guia de Turismo da APA da Baleia Franca ministra palestra e oficina em encontro sobre Meio Ambiente na Amazônia

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

No inverno de 2023, Manuela Spezia, guia de turismo da APA da Baleia Franca, durante um tour guiado de observação de baleias, conheceu os amigos Gilmar Araújo Pessoa e a professora e escritora amazonense Alem Sílvia Marinho dos Santos e deste encontro surgiu, meses mais tarde, o convite, para que a Guia de Turismo de Imbituba participasse da XXI Semana de Geografia e do Ciclo de Palestras na Universidade do Estado do Amazonas, que aconteceu de 3 a 6 de junho no auditório do Centro de Estudo Superiores de Parintins, no Amazonas. 

A cidade de Parintins está localizada a 370 quilômetros da capital, Manaus, e às margens do Rio Amazonas. 

Sobre o convite e a experiência adquirida na viagem, a guia de turismo destacou: 

“Tive a imensa honra e alegria de ser convidada pela querida ex- passageira Professora Alem, o que me permitiu levar ao outro extremo do país algumas informações importantes sobre essa atividade pouco conhecida por eles”. 

Manu, como é carinhosamente chamada, acrescenta que sua participação foi uma oportunidade sem igual de troca de conhecimentos em torno da urgente causa do meio ambiente. 

“Rio e Oceano precisam do despertar da nossa consciência, já!  Nossos problemas são os mesmos”, enfatizou.

Em sua palestra, a convidada especial do encontro apresentou ao público presente a profissão “Guia de Turismo”, suas modalidades e também a importância do ecoturismo e do ecoturista, não só para a preservação das baleias, mas de toda a Área de Preservação Ambiental que vigora oficialmente na nossa região,desde o ano 2000, e guarda, em seu bioma, espécies variadas de fauna e flora e endêmicas, como o lagartinho do Canto da Vila, o tropidurus Imbituba. 

O ecoturismo é, segundo a guia, uma ferramenta econômica e ambiental para qualquer destino.

Manu lembrou ainda que os passeios de observação são feitos apenas por terra, desde 2012. 

“Por enquanto o turismo embarcado está suspenso, mas se for liberado haverá um comunicado oficial. No entanto, uma das características únicas das Francas é seu comportamento costeiro, o que propicia excelentes avistagens. “Melhores ainda se acompanhadas de uma guia experiente, com os olhos treinados e com consciência ambiental”, frisou.  

Durante a Semana de Geografia e Ciclo de Palestra também houve o aguardado lançamento do livro “Tecendo a Interdisciplinaridade na Amazônia – Volume 2”, de autoria da Professora Alem Marinho junto à outras Professoras pesquisadoras e alunos. 

Professora Alem Marinho dos Santos e Manu Spezia
Professora Alem Marinho dos Santos e Manu Spezia

ARTESÃ CONSCIENTE

Além da palestra que levou conhecimento do trabalho ambiental realizado em Imbituba e região, a Guia de Turismo, que também é “artesã consciente”, ministrou uma oficina de artes reutilizando materiais de descarte do nosso dia a dia, com o foco em revisitar a palavra “lixo” e questionar nosso consumo e uso de produtos descartáveis.

Manuela Elizeire Spezia é Guia Regional de Turismo bilingue (Cadastur); estudou Turismo e Hotelaria pela Univali de Balneário Camboriú e Artes Cênicas pela Udesc UDESC- Florianópolis; é Conselheira de Turismo de Imbituba pela AGTI- Associação de Guias de Turismo de Imbituba; é fundadora da marca Ecomarine Clothing, artesanato consciente de Baleias Franca e CIA;  é professora de inglês em cursos e aulas particulares, é graduanda em Letras Português/Inglês pela UNICESUMAR; é voluntária da ONG Ecosurf SC desde 2014; foi intérprete da cantora Beyoncé e equipe por 3 dias em turnê por Florianópolis; foi intérprete nos campeonatos mundiais de Windsurf e Stand Up Paddle em Ibiraquera – IWC.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil