O Projeto ‘As 4 Estações e o Mosaico na Amai’, uma oficina cultural realizada na AMAI – Associação dos Amigos Autistas de Imbituba – durante todo o mês de março para educandos da entidade. Dividido em quatro oficinas de mosaico, o objetivo, segundo a idealizadora do projeto, a mosaicista Liz Panek, “Foi levar a arte do mosaico às crianças e adolescentes como forma de expressão artística e terapêutica desta arte milenar e, mais uma vez, estabelecer um elo com o passado cultural e histórico da cidade de Imbituba”.
A montagem de quadros em técnica de mosaico ponto cruz, feitos pelos educandos autistas, em pastilhas de vidro colorido e contas de vidro, representando as quatro estações. Segundo Liz, “Após a conclusão dos mosaicos, os trabalhos ficaram em posse dos educandos autistas da Amai”.
Estrutura e Organização
A oficina cultural ‘As 4 Estações e o Mosaico na AMAI’, foi realizada nas dependências da AMAI – Associação dos Amigos Autistas de Imbituba -, de forma presencial, pela mentora e executora do projeto, Liz Panek, para todos os educandos da instituição interessados na oficina.
Foram quatro oficinas que compreenderam todas as faixas etárias dos educandos da referida instituição. As quatro oficinas envolveram em torno de 15 educandos, com idades entre 10 e 22 anos.
As oficinas aconteceram em março e foram divididas em duas partes
Cada oficina que foi realizada, foi dividida em duas etapas. A primeira parte foi a execução do mosaico, a segunda parte é o rejuntamento e detalhes de acabamento dos mesmos.
“A metodologia de cada oficina tem como objetivo: Estimular a atividade artística, a criatividade como forma de expressão, estimular a motricidade fina e a noção espacial”, disse a mentora do projeto.
O conteúdo programático compreendeu: apresentação sobre as 4 estações do ano através de fotos ampliadas e plastificadas; apresentação dos materiais utilizados na realização do mosaico: as pastilhas de vidro e as gemas de vidro, as bases em mdf que serão os quadros, o rejunte e a cola; orientar a colagem das pastilhas de vidro e as gemas de vidro na técnica de mosaico em ponto cruz livre, utilizando as técnicas de preenchimento espacial com as técnicas de luz, cor e movimento; e orientar a forma de manusear o rejunte e sua aplicação no mosaico, inclusive, a limpeza e acabamento final.