Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

Porto de Imbituba reúne especialistas no II Simpósio de Direito Portuário e Marítimo

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Autoridades, profissionais do Direito, estudantes e interessados nas discussões relacionadas ao setor participaram, na última semana, do II Simpósio Catarinense de Direito Portuário e Marítimo da OAB/SC, realizado no Porto de Imbituba, no Auditório de Atividades Múltiplas (CAM).

O evento promoveu debates sobre temas jurídicos estratégicos, como Segurança nos Portos, Acidentes e Fatos da Navegação – Inquéritos Administrativos; Regulação e ANTAQ; Direito Portuário – Foco Local: Imbituba; e Especialização do Judiciário.

Dentre os presentes, o Simpósio contou com representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Marinha do Brasil, Receita Federal, Polícia Federal, Corregedoria-Geral da Justiça e Polícia Marítima, além de integrantes da OAB/SC, advogados, graduandos de Direito, e profissionais da área portuária.

Debate destacou desafios jurídicos do setor portuário

Um dos destaques da programação foi o painel “Direito Portuário – Foco Local: Imbituba”, conduzido por Christiano Lopes, diretor-presidente dos Portos de Imbituba e Laguna, ao lado de Valdomiro Ribeiro, gerente de Compliance e Gerenciamento de Riscos da Autoridade Portuária.

Na oportunidade, o presidente realizou uma apresentação institucional dos Portos de Imbituba e Laguna, destacando aspectos relacionados à operação portuária, aos desafios do setor e à importância estratégica do Porto para a região.

“Receber um evento dessa relevância no Porto de Imbituba evidencia a importância da atuação integrada do setor portuário com as instituições que atuam na área jurídica, regulatória, de fiscalização e de segurança. O diálogo entre esses diferentes atores é fundamental para construirmos soluções, prevenir riscos, fortalecer a segurança jurídica e contribuir para o desenvolvimento cada vez mais estruturado da atividade portuária”, destacou Christiano Lopes, diretor-presidente dos Portos de Imbituba e Laguna.

O foco local também foi pautado por Valdomiro, com a exposição e debate dos aspectos jurídicos envolvidos no projeto de doação com encargos do costado do Cais 2, processo em andamento no Porto de Imbituba.

“São estes eventos que contribuem para o debate qualificado acerca do aperfeiçoamento dos instrumentos jurídicos, da regulação e da legislação acerca da exploração portuária no Brasil. A constante busca pela necessária segurança jurídica no setor, com a contribuição de todos os atores, públicos e privados, é que viabilizará a estabilização das relações, a diminuição da litigiosidade e o crescimento consistente da movimentação marítima e portuária no Brasil”, destacou o gerente. 

Ao sediar o Simpósio pela segunda vez, o Porto de Imbituba evidenciou a importância de Imbituba para o setor portuário catarinense.

Créditos da Foto de Capa: Porto de Imbituba

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil