Após um final de semana marcado por temporais típicos de verão, a semana começa com reforço das instabilidades em Santa Catarina, especialmente no litoral. A formação de uma área de baixa pressão próxima à costa deve intensificar as chuvas entre o final da tarde desta segunda-feira (29) e madrugada de terça-feira (30), elevando o risco para alagamentos e enxurradas.
De acordo com a previsão, Imbituba e Garopaba, no Litoral Sul, estão entre as cidades que exigem maior atenção. A expectativa é de chuvas volumosas em curto período de tempo, quando os temporais tendem a se espalhar por boa parte do estado.

Além da região do litoral sul, o risco é considerado mais elevado nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde as chuvas podem ser generalizadas. Não estão descartados temporais acompanhados de ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Na terça-feira (30), o tempo segue instável, com nova possibilidade de temporais em todas as regiões, especialmente no norte do estado. A condição de instabilidade mantém o alerta para ocorrências como enxurradas, alagamentos urbanos e transtornos no trânsito. As temperaturas em ambos os dias ficam entre 30º C e 35º C.
Para quarta-feira (31), último dia do ano, o sistema de baixa pressão formado na costa se desloca gradualmente para o alto mar ao longo do dia, mas ainda influencia o transporte de umidade do oceano para o continente. Sendo assim, a sensação de abafamento e calor continuam.
Defesa Civil alerta
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça orientações à população. Durante os temporais, a recomendação é:
- Buscar abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento;
- Em caso de ventos fortes, deve-se evitar permanecer ou transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em situações de chuva intensa com alagamentos, o órgão reforça que as pessoas não atravessem ruas, pontes e pontilhões submersos, reduzindo o risco de acidentes.
Primeiros dias do ano
Segundo o órgão, na quinta-feira (01), primeiro dia de 2026, e na sexta-feira (02), as madrugadas serão nubladas e as manhãs terão sol entre nuvens, mantendo condições de tempo semelhantes às dos dias anteriores, típicas do verão.










