O fim de semana será marcado por instabilidade em Santa Catarina, especialmente no Litoral Sul. Entre sábado (13) e domingo (14), o estado terá sol entre nuvens, abafamento e episódios de chuva, com risco de temporais isolados, cenário típico da combinação entre calor, umidade e sistemas de baixa pressão. Na segunda-feira (15), a chegada de uma frente fria deve reforçar as instabilidades.
Sábado com temporais desde a madrugada
Já nas primeiras horas do sábado, as condições para temporais aumentam em praticamente todo o estado. A Defesa Civil aponta risco para raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período.As regiões com maior atenção são Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde o cenário persiste até a tarde.
Entre a tarde e a noite, no Litoral Sul, o calor combinado com um cavado mantém a formação de nuvens carregadas, com pancadas rápidas e temporais isolados. À noite, as instabilidades diminuem gradualmente.O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores e destelhamentos é moderado a alto.
No Litoral Sul, as temperaturas seguem elevadas, com máximas passando dos 30°C e sensação de abafamento.

Domingo com chuva a qualquer hora do dia
No domingo, o tempo permanece instável em Santa Catarina. A variação de nuvens mantém a possibilidade de chuva a qualquer momento, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná.No Litoral, a chuva tende a ser persistente ao longo do dia.À tarde, o calor mais uma vez colabora para a formação de temporais isolados, embora com menor abrangência do que no sábado. O risco para ocorrências é baixo a moderado.
As temperaturas começam mais amenas: cerca de 20°C no Litoral e Oeste, e entre 15°C e 19°C do Meio-Oeste aos Planaltos. À tarde, o calor retorna, com picos acima de 30°C no Sul do estado. Já na segunda, a frente fria avança e aumenta risco, deixando o tempo instável em toda Santa Catarina. As condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e granizo aumentam ao longo do dia.
O risco para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é moderado a pontualmente alto, especialmente no Grande Oeste, áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e na Grande Florianópolis.
Na madrugada de terça-feira (16), a instabilidade ainda permanece — principalmente na metade leste do estado. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar na maior parte de SC, com exceção do Litoral Norte, onde há chance de temporais até o fim da tarde.

Condições do mar
No Litoral, o vento segue moderado com rajadas durante o fim de semana. O mar pode apresentar ondulação mais alta, refletindo ainda os efeitos do ciclone que atuou nos últimos dias. Recomenda-se atenção a eventuais atualizações de alerta de ressaca nos canais oficiais.










