O calor e abafamento que persistem desde o início da semana já tem previsão para acabar, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão público indica que, no próximo domingo (09), a temperatura pode diminuir devido à formação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.
Nesta quarta-feira (05), o céu começa e termina o dia com mais nuvens e chance de chuva isolada no Litoral e áreas próximas, devido à circulação marítima. No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões catarinenses. As temperaturas se elevam rapidamente e as máximas, à tarde, ficam entre 30 e 34°C nas áreas centrais e na Serra e novamente superam os 35°C no Grande Oeste e Litoral Sul, chegando aos 37°C no Extremo Oeste.
Na quinta-feira (06), o céu continua com a presença de nuvens devido a circulação marítima, bem como a condição para chuva na madrugada e amanhecer no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões do estado o sol predomina desde o início do dia, resultando em temperaturas elevadas. As máximas superam novamente os 30°C e chegam aos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul à tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor e ao desconforto térmico.
A partir de sexta-feira (07), quando a circulação marítima ganha mais força, a presença de nuvens ao logo do dia no litoral pode reforçar as condições para chuva, sobretudo pela manhã. Nas demais regiões sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, com temperaturas variando entre 30 e 33 ºC na maioria das regiões e 34 à 37 ºC nas regiões do grande oeste e do litoral sul.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (08), haverá presença de sol e calor intenso em todas as regiões. No final do dia há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, devido ao calor e a formação de uma frente fria no estado vizinho, que avança para SC no decorrer do domingo (09), estendendo as condições para chuva e temporais para todas as regiões.










