O senador Beto Martins (PL-SC) não poupou palavras nem predicados para exaltar o município de Imbituba em plena tribuna do plenário do Congresso Nacional. Transmitido todo o planeta através da internet e da TV Senado, o discurso do senador reafirmou todo o carinho do imbitubense pela sua cidade, da qual foi prefeito por 8 anos e onde nasceu e reside até hoje com a família.
O empresário e ex-secretário de Estado por duas vezes substitui desde o último dia 6 de agosto a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que solicitou licença do cargo por 120 dias. Ivete e Beto são segundo e terceiro suplentes de Jorginho Mello (PL), que deixou o Senado para assumir o cargo de Governador de Santa Catarina, para o qual também foi eleito.
Beto Martins é o segundo imbitubense a assumir uma cadeira no Senado. Também na condição de suplente, a professora Selma Elias Westphal (MDB) tomou posse em 5 de agosto de 2010, ficando no cargo por quase dois meses, até 30 de setembro, quando o titular, Neuto de Conto, retornou à cadeira.
CONFIRA O DISCURSO DO SENADOR EM VÍDEO AO FINAL DA REPORTAGEM
“Senhoras senadoras e senhores senadores, quando essa experiência passar, eu sei para onde eu voltarei. Será para a melhor cidade para se viver nesse país, a minha Imbituba. Não serei o único ex-senador da cidade, farei coro a ex-senadora Selma Elias Westphal, filha – que a dona Ivete conhece bem – do saudoso e inesquecível ex-prefeito Eduardo Elias.
Sim, pelo Senado da República já terão passado dois imbitubenses que se orgulham de terem representado essa importante cidade do sul catarinense. Imbituba é a única cidade que tem uma praia no seleto clube das trinta baías mais belas do mundo. Com sede em Paris, com selo da Unesco, a nossa Praia do Rosa.
Nós temos também a melhor onda de surfe do Brasil, na Praia da Vila, onde, por seis anos consecutivos, aconteceu a única etapa do Circuito Mundial de Surfe na América Latina. Perdemos a condição de sede para o poder econômico, mas nunca a fama da melhor onda. Por lá, já passaram de Kelly Slater à Gabriel Medina.
Somos a Capital Nacional e o berçário natural da baleia-franca, um cenário de belezas sem igual para turistas de todo o mundo. Somos a terra do primeiro milagre de Santa Paulina.
Sim, nós temos tudo isso, e acreditem, muito mais belezas para mostrar. É pra lá que eu vou voltar.
Comer o melhor camarão do mundo na Barra da Ibiraquera. Jogar tênis e ouvir as resenhas do professor Miguel. Contemplar os nossos muitos cenários de belezas sem igual! Sob o som da música e a poesia de Jorge Coelho. Isso me faz lembrar também de The Claytons… Enfim, o bom filho à casa torna.
Viva Imbituba, viva Santa Catarina e viva o Brasil!
Muito obrigado!”