Fonte: Grupo IDP (Informações da Pesca)
Mais de 600 tainhas foram capturadas por pescadores artesanais na Praia do Rosa, em Imbituba. O lanço aconteceu no sábado (9), na região do Porto Novo, e chamou a atenção de moradores e visitantes.
Imagens divulgadas pela comunidade mostram as redes carregadas de peixes e tainhas pulando para fora da água. Segundo Marcelo Alcioni, do grupo IDP (Informações da Pesca), foram capturadas aproximadamente 630 tainhas.
A chegada dos cardumes ao litoral catarinense é favorecida pelo frio típico desta época do ano, que impulsiona a migração da espécie.
Pescadores registram grande captura de tainha
O que é a safra da tainha?
Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a safra da tainha é um período tradicional de pesca que ocorre todos os anos entre maio e julho no Sul do Brasil.
O fenômeno acontece porque a tainha sai de regiões mais frias, como a Patagônia, e segue em direção ao litoral brasileiro para se reproduzir. Durante esse deslocamento, os cardumes passam pela costa de Santa Catarina, favorecendo a pesca artesanal.
Em praias como a do Rosa, a captura costuma ocorrer com técnicas tradicionais, como o cerco de praia, que depende da observação do mar, da movimentação dos cardumes e da experiência dos pescadores.
Tradição no litoral
A pesca da tainha é uma das atividades mais tradicionais do litoral catarinense e movimenta comunidades pesqueiras durante o outono e o inverno. Além da importância econômica, o período também carrega valor cultural, reunindo pescadores, moradores e curiosos nas praias.










