Imbituba e região se preparam para um dia inesquecível, neste sábado (15), no El Coyote Pub, a melhor casa de eventos da região. A icônica banda de reggae Tribo de Jah retorna à Imbituba para um show que promete emocionar e extasiar os novos e antigos fãs com os grandes sucessos dos 40 anos de carreira do grupo.
A aguardada apresentação no espaço com a mais belo visual de Imbituba também irá reacender a conexão especial que o grupo maranhense liderado por Fauzi Beydoun tem com a cidade praiana. O show, que terá início a partir das 18h , será uma celebração da música, das boas energias e das importantes mensagens positivas que a banda carrega ao longo de quatro décadas de trajetória.
Os ingressos já estão à venda e a organização do evento reforça a importância de garantir presença antecipadamente. A venda de ingressos e camarotes e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 99221-4141.

Reencontro especial
O consagrado musicista, cantor e compositor da banda, Fauzi Beydoun, em entrevista exclusiva ao Portal AHora, relembrou a relação profunda que a Tribo de Jah tem com Imbituba e falou da expectativa para o show de sábado, e também sobre a maturidade da banda, sem deixar de falar sobre o momento delicado e caótico que vive o mundo, situação que ele mesmo havia profetizado em uma de suas canções, ainda lá na década de 1990.
“A nossa ligação com a cidade foi e é muito marcante. Nas primeiras turnês que fizemos pelo Sul do Brasil, ficamos bastante tempo hospedados no bairro Ibiraquera, onde fizemos muitas trilhas, como a do Luz, e também amizades, mas o vínculo com a cidade de Imbituba, de fato, sempre foi muito forte. Andávamos pela região central da cidade, fizemos muitos amigos e cultivamos relações que duram até hoje”, conta Fauzi.
O músico revela que a região inspirou até mesmo uma composição inédita. “Fiz uma música chamada ‘Ibiraquera, pelas trilhas do Sul’, que nunca foi gravada, mas que retrata bem esse momento impactante que vivemos por aqui”, lembra.
História e legado da Tribo de Jah
Com 40 anos de estrada, a Tribo de Jah se consolidou como uma das maiores bandas de reggae do Brasil e do mundo. Formada no estado do Maranhão, a banda tem uma trajetória única, marcada por grandes sucessos e um público fiel atraído por uma musicalidade peculiar e um repertório que une mensagens de resistência, espiritualidade e amor.
Clássicos como “Ruínas da Babilônia”, “Morena Raiz” e “Regueiros Guerreiros”, “Como uma onda que passou”, “Reggae na Estrada” e Babilônia em Chamas” fazem parte da trilha sonora de várias gerações e continuam ecoando com a mesma força.
Fauzi também ressaltou a intensidade da recepção do público imbitubense nos shows da banda: “A vibração do pessoal de Imbituba é muito intensa. Não é só um show, é uma identidade, um reencontro, uma cumplicidade entre banda e público. Essa reciprocidade é algo que sentimos de maneira única aqui”, revela o músico.
O olhar de uma fã: uma paixão de décadas

A fisioterapeuta Luana Caetano de Souza acompanha a Tribo de Jah desde a adolescência e não esconde a empolgação com o show do próximo sábado. “A primeira vez que ouvi a banda eu tinha 13 anos, quando meu irmão trouxe o CD ‘Ruínas da Babilônia’ para casa. Fiquei encantada com as letras e comecei a pesquisar tudo sobre eles. Descobri que muitos dos integrantes eram deficientes visuais e fiquei ainda mais fascinada com o talento e a história deles”, lembra a moradora do bairro Paes Leme.

Luana relembra momentos inesquecíveis ao longo dos anos acompanhando a banda. “Em 1998, vi meu primeiro show da Tribo aqui em Imbituba, na Festa do Camarão. Em 2000, quando soube que eles voltariam, corri para comprar o novo CD e aprender as músicas em dois dias. No dia do show, fui até o hotel onde estavam hospedados e consegui um autógrafo do Fauzi. Desde então, sempre acompanhei os shows da banda pelo Sul, e cada encontro foi especial”, conta Luana.

Alta expectativa para o show
Prepare-se para reviver ou experimentar pela primeira vez a energia única da Tribo de Jah em Imbituba. Como sempre, será mais do que um show: será uma verdadeira celebração do reggae e da boa vibração! A expectativa para o evento deste sábado é alta.
E os shows em Imbituba sempre foram muito bacanas e este não será diferente! “Na Festa do Camarão, no próprio El Coyote, teve outro show inesquecível na praia. Eu sei que, cara, eu adorava quando íamos para Imbituba porque todos os shows eram muito esperados. A gente ia sempre para Zimba com aquela expectativa alta, o que dura até hoje”, revela.
Fauzi também fez questão de falar sobre o momento de maturidade e plenitude que vive junto com a banda, enfatizando a necessidade de levar mensagens importantes, abrir os olhos das novas gerações neste momento tão delicado que vive a humanidade, como já faz desde o início da carreira.
“A Tribo tem essa proposta de tocar no coração da galera, de levar algo de bom, de tentar despertar a gurizada, a nova geração, também com mensagens contundentes, politizadas, sobre coisas importantes da vida. E esse é um viés espiritual muito latente nesse momento. Muitas canções da tribo, como por exemplo, ‘Fogo e Água’, feita em 1997, falavam disso que a gente tá vivendo agora. Eu mesmo a escrevi e não sabia porque eu tinha esse ímpeto, essa necessidade de falar de coisas assim. Eu até duvidava, mas, com o tempo, fui vendo que tudo faz muito sentido“, analisa, destacando sua canção que há quase 28 anos já profetizava as catástrofes, os colapsos da natureza vividos hoje por conta das crises climáticas e humanitárias, e que alertava para a necessidade de uma mudança de comportamento humano, menos materialista.

