Além das belas praias e da Rota das Baleias Francas, o município de Imbituba também é conhecido por suas extensas áreas de butiazais. Essa planta nativa, associada ao bioma da Mata Atlântica, é protegida por lei, mas continua ameaçada de extinção.
Desde o ano passado, porém, o município ganhou uma data especial para incentivar práticas de preservação e celebrar a importância do butiá. Através do projeto de lei nº 5.594/2024, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, foi instituído o Dia Municipal do Butiá, comemorado em 13 de março. A data foi escolhida por coincidir com o período de frutificação da planta no Brasil, especialmente em Santa Catarina.

Para celebrar essa ocasião, será realizada, nos dias 22 e 23 de março, na Praça Henrique Lage, a 1ª Festa do Butiá, da qual a SulGesso é a patrocinadora oficial. O evento será gratuito e contará com shows, artesanato e gastronomia à base da fruta. A SulGesso terá um estande no local, onde distribuirá gratuitamente mudas de butiá e contará com a presença de agrônomos da empresa para orientar o público sobre o manejo e cultivo do Butia catarinensis.
A SulGesso também levará para a feira um livro especial sobre o butiá, com quase 100 páginas, incluindo fotos, ilustrações e diversas receitas — de bolo funcional a bombom de butiá, além de sucos, sorvete, pudim e outras delícias tradicionais da cultura local. Além das receitas, a obra traz informações sobre a preservação da planta e curiosidades sobre a fruta, elaboradas pela equipe da SulGesso, que se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento da espécie.
“A SulGesso abraçou o evento”
A empresária Mariélen Farias, organizadora da 1ª Feira do Butiá em Imbituba, destacou a importância do apoio da SulGesso para a realização do evento.
“O patrocínio da SulGesso foi fundamental para que conseguíssemos entregar uma festa completa. Todos os apoios foram importantes, e a SulGesso abraçou o evento, permitindo que realizássemos tudo o que havíamos planejado para a 1ª Festa do Butiá”, ressaltou Mariélen, que também é proprietária da Cervejaria Imbé.
Ações de preservação
Inserida há muitos anos no contexto da preservação ambiental, a SulGesso desenvolve, desde 2016, ações voltadas à conservação do Butia catarinensis, incluindo educação ambiental em escolas, distribuição de mudas, pesquisas e investimentos em tecnologias que contribuem para a preservação da planta.
Um exemplo desse compromisso é a aquisição de uma câmara de germinação, utilizada para acelerar o processo de germinação das sementes de butiá. Na natureza, esse processo pode levar até dois anos, mas, com a tecnologia aplicada pela SulGesso, a germinação ocorre em apenas 45 dias. Graças a essa iniciativa e ao trabalho dos agrônomos da empresa, milhares de mudas já foram doadas à comunidade de Imbituba.

Todas essas ações fazem parte do projeto de preservação criado pelo Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, que mantém um viveiro com cerca de mil mudas da planta. Outra iniciativa importante foi a criação do Parque dos Butiás, uma área de 25 hectares dedicada à preservação do butiá nativo.
O diretor de ESG da SulGesso, Roger Rousseau, reforça que o trabalho da empresa vai além da preservação ambiental, fortalecendo o vínculo com a comunidade. “A preocupação com as questões ambientais está no DNA da SulGesso, e não poderia ser diferente. A preservação do Butia catarinensis nasceu dentro de uma iniciativa ainda maior, chamada Projeto Imbé, um programa que desenvolve ações baseadas em três pilares: educação, cultura e meio ambiente”, afirmou.
