Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

SONUA: Alunos da escola Annes Gualberto realizam a 2ª edição de projeto de simulação das reuniões da ONU

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Um projeto organizado pelo professor de geografia Daniel Freitas têm feito sucesso entre os alunos do 2º ano do ensino médio da escola Annes Gualberto. O Simulado da ONU, que foi realizado nos dias 02 e 03 de outubro, consiste em uma atividade de tomada de decisões internacionais, com aprofundamento sociocultural. Cerca de 100 alunos participam deste projeto educacional transdisciplinar.

Imagem da 1ª edição do Sonua, realizada em setembro de 2023

O SONUA é um trabalho que vai além da sala de aula tradicional, proporcionando uma experiência prática em negociações e decisões globais. Durante o simulado, os estudantes atuam como delegados, representando países e organismos internacionais. Eles são desafiados a discutir e resolver questões como mudanças climáticas, conflitos armados, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

“Os alunos fazem uma assembleia geral da ONU, apresentação de culturas típicas de cada país com delegação, desafios gastronômicos e também a montagem de um estúdio, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e entrevistas com os chefes de estado”, explica o professor Daniel.

Professor Daniel Freitas apresentando o projeto

Este evento envolve o uso de diversas disciplinas, como geografia, história, sociologia, língua portuguesa, línguas estrangeiras e biologia, dependendo dos temas discutidos. Com a colaboração de professores de várias áreas, os alunos têm acesso a uma visão ampla e integrada dos temas abordados. Isso promove uma reflexão crítica e globalizada, que permite a exploração da política, economia e relações internacionais de forma colaborativa.

Imagem da 1ª edição do Sonua, realizada em setembro de 2023

Além destas qualidades, a didática do projeto desenvolve habilidades importantes, como oratória, negociação, pensamento crítico, trabalho em equipe e empatia cultural. Esse simulado também é uma oportunidade para os alunos se envolverem com questões que impactam o mundo real, ampliando sua compreensão sobre governança global e incentivando uma postura ativa frente aos desafios internacionais.

Ao combinar esses objetivos, o SONUA espera que cada participante compreenda o impacto que indivíduos, quando unidos, podem ter no mundo. Assim, a simulação não apenas prepara os alunos para debater e negociar em um cenário global, mas também adotar uma postura ativa e transformadora diante dos desafios do mundo contemporâneo.

Para saber mais sobre a Simulação da ONU – Annes, acesse:

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil