A prefeitura de Garopaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha Maio Vermelho, voltada à conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer bucal. A iniciativa alerta sobre os fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença, que atinge milhares de brasileiros todos os anos.
Durante todo o mês, a população vai ter acesso a uma série de ações educativas voltados à saúde bucal em unidades básicas de saúde e nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre as atividades estão avaliações clínicas, orientações à comunidade, rodas de conversa, visitas domiciliares, tenda nas praias Central, Siriú e Ouvidor e distribuição de materiais informativos.
Para a gerente de Saúde Bucal, Josilene de Souza Dias, a campanha reforça o papel da atenção básica como porta de entrada para o cuidado contínuo e integral da população. “O câncer bucal quando diagnosticado nas fases iniciais, apresenta altos índices de cura, o que torna as ações de conscientização fundamentais para salvar vidas”, explica.
Cronograma de atividades
UBS Grama
- Quarta-feira (07), das 8h às 12h e 13h às 17h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados;
- Quarta-feira (14), das 8h às 12h e 13h às 17h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados;
- Quinta-feira (15), às 17h30 – Roda de conversa sobre prevenção de câncer bucal;
- Quarta-feira (21), das 8h às 12h e 13h às 17h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados;
- Sexta-feira (23), das 8h às 12h e 13h às 17h – Orientação e avaliação odontológica;
- Quarta-feira (28), das 8h e 12h l 13h às 17h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados.
UBS Campo D’una
- Sábado (10), das 8h às 17h – Orientação e avaliação odontológica no Dia D Vacinação;
- Sexta-feira (16), das 8h às 17h – Orientação e avaliação odontológica. Roda de conversa às 10h e 15h.
UBS Ressacada
- Segunda-feira (19), às 11h – Ação lúdica de prevenção ao uso do tabaco na E.M.E.F Januário Domingos Ferreira;
- Quarta-feira (21), às 16h – Ação lúdica de prevenção ao uso do tabaco na E.M.E.F Januário Domingos Ferreira.
UBS Macacu
- Quarta-feira (14), das 8h às 12h e 13h às 17h – Roda de conversa sobre prevenção de câncer bucal no Morro do Fortunato às 10h e às 15h na unidade;
- Quarta-feira (21) – 8h às 12h l 13h às 17h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados.
UBS Gamboa
- Quinta-feira (15), das 8h às 12h – Visita domiciliar para pacientes acamados e/ou domiciliados;
13h às 17h – Orientação e avaliação odontológica.
UBS Ferraz/Centro
- Quarta-feira (14), às 17h – Orientação e avaliação odontológica.
UBS Ambrósio
- Sexta-feira (30), das 8h às 12h e 13h às 17h – Orientação e avaliação odontológica e às 14h30 roda de conversa no CAPS.
UBS Capão
- Terça-feira (27), a parir das 10h – Ação lúdica de prevenção ao uso do tabaco na E.M.E.F Agostinho Botelho.
Grupo de Mulheres
Ações de orientação e avaliação odontológica.
- 13 de maio – 15h – Grupo de Mulheres Natureza – Casa de Cultura;
- 15 de maio – 15h – Grupo de Mulheres Mãe Maria – Salão Comunitário da Cova Triste;
- 20 de maio – 15h – Grupo de Mulheres Recanto Feliz – Salão da Igreja do Macacu;
- 21 de maio – 14h – Grupo de Mulheres Sagrada Família – Salão do Gramense;
- 27 de maio – 15h – Grupo de Mulheres Laços de Amizade – Salão da Igreja da Ressacada;
Praias
Tenda e ambulância para ações de orientação e avaliação odontológia com pescadores e população.
Praia do Ouvidor
- Terça-feira (27) – 13h30 às 17h.
Avenida dos Pescadores
- Quinta-feira (15) – das 8h às 12h e 13h às 17h.
Praia do Siriú
- Quarta-feira (21) – das 8h às 12h e 13h às 17h.
