Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Temporada da tainha inicia em Garopaba com apoio aos pescadores

Érika dos Reis

Safra da tainha por arrasto de praia é encerrada antecipadamente após pescadores atingirem 90% da cota em SC

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O período de safra da tainha na modalidade de arrasto de praia, que poderia seguir até 31 de dezembro, foi encerrado antecipadamente neste domingo (07). A decisão foi anunciada pelo governo federal após os pescadores alcançarem 90% da cota estabelecida para a temporada de 2026 em apenas 38 dias de atividade.

A pesca havia começado em 1º de maio e, tradicionalmente, a presença da tainha no litoral catarinense se estende até o fim de julho. No entanto, o limite previsto para a modalidade foi atingido rapidamente, totalizando cerca de 1.199 toneladas capturadas, o equivalente a 90% da cota de 1.332 toneladas autorizada para este ano.

Legislação permite a pesca por arrasto até o fim do ano

Conforme determina a legislação, a pesca por arrasto de praia pode ocorrer até o fim do ano ou até que seja alcançado o percentual limite da cota, o que aconteceu antes mesmo de completar dois meses de safra. Com o encerramento, os pescadores têm prazo de 24 horas para realizar o desembarque do pescado já capturado.

Neste domingo, uma das maiores capturas da temporada foi registrada na praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. Especialistas apontam que o excelente desempenho da safra pode estar relacionado às condições climáticas registradas nos últimos meses.

Ciclones extratopicais podem ter influenciado deslocamento dos cardumes

Segundo o doutor em Aquicultura e engenheiro do Laboratório de Piscicultura Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (Lapmar/UFSC), Caio Magnotti, os ciclones extratropicais formados na Argentina podem ter favorecido o deslocamento dos cardumes em direção ao litoral catarinense.

Apesar do encerramento da modalidade de arrasto de praia, outras formas de pesca da tainha continuam autorizadas, seguindo os limites e regras definidos para cada categoria. Outras modalidades de pesca de tainha seguem liberadas:

  • Emalhe anilhado1.094 toneladas; atuação restrita ao litoral de Santa Catarina; cada embarcação pode capturar até 15 toneladas, com tolerância extra de até 20%.
  • Emalhe costeiro de superfície2.070 toneladas; pesca permitida no litoral e em águas mais afastadas (ZEE) das regiões Sudeste e Sul.
  • Cerco/traineira720 toneladas; área de operação no litoral e em águas mais afastadas (ZEE) das regiões Sudeste e Sul do Brasil; cota é distribuída por embarcação.
  • Captura no estuário da Lagoa dos Patos2.760 toneladas; pesca realizada no estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, conforme regras específicas para essa área.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil