A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Inovação (SETUR) e da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), divulgou o resultado final das inscrições do edital Procult nº 01/2025. A publicação oficial foi feita nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial dos Municípios.

O programa tem como objetivo incentivar e valorizar a produção cultural local, promovendo ações que envolvem diversas linguagens artísticas, patrimônio e pesquisa cultural. Nesta edição, dezenas de projetos foram habilitados após avaliação da CMIC e revisão do Conselho de Orientação Artística (COA). Cada proponente habilitado receberá um comunicado via protocolo informando qual será o dia da assinatura do contrato e entrega do Certificado de Incentivo a Projeto Cultural- CIPC.
Entre os projetos selecionados na categoria Técnico-Artísticas voltadas à Cultura, destacam-se “Estelar – Em Busca de Ser Quem Se É”, com nota 93,5; “Acordes da Esperança” (93); e “Portinho Rock – 10 anos” (92). Também estão na lista iniciativas que promovem formação e inclusão, como “A Arte de Ser Eu – Oficina de Teatro na AMAI” e “Rimas que Cantam”.
Na categoria Patrimônio Cultural, o destaque foi o projeto “Axé, Fé e Resistência: O Legado dos Terreiros de Imbituba”, que obteve a maior nota, 94,5. Outras propostas aprovadas incluem “Raízes que Giram – Renascimento de um Engenho em Ibiraquera” e “Imbituba em Renda de Bilros: Repassando Saberes e Tecendo Símbolos Culturais”.
A lista também contempla projetos nas áreas de Pesquisa Cultural e Outros Segmentos Culturais, como “Memória do Riacho do Encanto”, “Capoeira – Memória Viva” e a “Maratona Cultural em Imbituba”.
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Inovação, Jackson José Loro, o Procult reafirma o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura. “O programa é uma ferramenta essencial para que artistas e grupos locais possam transformar suas ideias em projetos que impactam positivamente nossa cidade e preservam nossa identidade cultural”, afirmou.
Confira o resultado final
