O ponto de balneabilidade localizado em frente à praça do centro histórico de Garopaba, na Praia de Garopaba (Ponto 01), foi classificado como impróprio para banho no mais recente relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), publicado na quinta-feira (9). De acordo com o relatório, a amostragem foi realizada na terça-feira (29), como parte da rotina semanal de monitoramento das águas do litoral catarinense.
Além da praia central, outros quatro locais foram analisados no município na mesma data: Rua Lauro S. Muller (Praia de Garopaba – Ponto 02), Praia da Vigia, Praia do Siriú e Lagoa da Ferrugem, todos incluídos no relatório nº 52 do IMA.
O relatório classifica como impróprio o ponto onde, em mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, o nível de Escherichia coli ultrapassa 800 por 100 mililitros, ou quando a última amostra isolada supera o limite de 2000 por 100 mililitros, conforme determina a Resolução CONAMA nº 274/2000.
Embora o documento oficial do IMA não especifique a origem da contaminação, o engenheiro ambiental Victor Machado afirmou em publicação feita em seu perfil no Instagram que “as análises apontam contaminação por esgoto”.
O IMA recomenda que os banhistas verifiquem as condições atualizadas das praias no site oficial da balneabilidade antes de utilizar os locais monitorados para banho ou recreação.
Resultados do relatório nº 52 do IMA em Garopaba
Em Garopaba, as coletas foram realizadas em cinco pontos:
- Lagoa da Ferrugem (Ponto 4): À direita do acesso principal – Estrada Geral da Ferrugem (29/04/2025) – PRÓPRIA;
- Praia da Vigia (Ponto 5): Em frente ao acesso principal (29/04/2025) – PRÓPRIA;
- Praia de Garopaba (Ponto 1): Em frente à praça (29/04/2025) – IMPRÓPRIA;
- Praia de Garopaba (Ponto 2): Rua Lauro S. Muller (29/04/2025) – PRÓPRIA;
- Praia do Siriú (Ponto 3): Estrada Geral da Praia do Siriú (29/04/2025) – PRÓPRIA.
Para mais detalhes e informações atualizadas, acesse o relatório completo e acompanhe as próximas divulgações.
