Através da sensibilidade da criançada, transformar Garopaba. É assim que o “Olhar de Uma Criança”, projeto da Secretaria de Educação e Cultura, tem ouvido e atendido o pedido dos estudantes da rede municipal de ensino. São cartas em que os alunos do 5º ano compartilham desejos de melhorias para a escola. Nessa segunda-feira (11), foi a vez da Centro Educacional Municipal Vice-prefeito Cecílio Couto Silveira receber dezenas de mudas de árvores frutíferas. Um anseio do aluno Igor de Campos Laurentino.
Na carta, Igor agradeceu a reforma feita na unidade escolar e pediu mais ambientes com sombras naturais. Quem esteve ao lado dela durante a entrega das mudas, foi o vice-prefeito Guto Chaves, para estar à frente de um momento especial.
“Essa carta sorteada é especial, porque ele pediu algo que está totalmente alinhado com o programa Lixo Zero da escola e com os pilares de sustentabilidade da nossa gestão pública. Além disso, ele demonstrou todo o sentimento de gratidão pelas melhorias estruturais realizadas”, explica a secretária de Educação e Cultura, Fernanda Cândido.
Como ato simbólico, Guto e os alunos da turma do Igor fizeram o plantio de uma palmeira.
“Um simbolismo que traz toda uma memória afetiva para todos que participaram”, comenta o vice-prefeito.
As demais mudas de árvores frutíferas serão plantadas em breve, durante atividades lúdicas e interativas.
“O gênero carta foi trabalhado com base em uma lista coletiva de necessidades e, hoje, temos a possibilidade de atravessar o horizonte da sala de aula, colocar a mão na terra e educar com prática e afetividade”, finaliza a professora de Ciências, Claudia Marques.
O projeto
O projeto Olhar de Uma Criança teve início em junho de 2021, inspirado no pedido da Maria Heloísa, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salomão Silveira, no bairro Canto da Penha. A aluna enviou uma carta ao prefeito Junior Abreu, na qual solicitou a manutenção da rua da casa onde ela mora. Desde então, o Governo de Garopaba tem visto a comunidade pelos olhos dos pequenos.
“Para nós, é gratificante poder implantar uma ação que dá voz às crianças”, ressalta o prefeito Junior Abreu.