A 4ª etapa da Taça Brasil de surfe profissional, o CBSurf Pro, começou nesta quinta-feira (15), em Imbituba. Um dia de céu nublado, mas, de boas ondas na Praia da Vila. Surfistas de 12 estados brasileiros estão na cidade para competir no evento.
Destaque para Raoni Monteiro, um dos grandes nomes do surfe brasileiro, que avançou à segunda fase do evento. O surfista de Imbituba, Moa Soares, também se classificou à segunda fase. O atleta local fez 5.20, faltando cinquenta segundos para o término da bateria, e pulou de quarto para o segundo lugar.
Outros grandes nomes do surfe nacional estão entre os atletas inscritos no CBSurf Imbituba. Entre eles, Mateus Herdy, Tânio Barreto, Ian Gouveia e Marco Polo. A maioria das inscrições no evento é de Santa Catarina. Dos mais de 170 atletas, 41 são catarinenses.
Há 12 anos, o município do sul de Santa Catarina não entrava lista das competições nacionais de ponta. O CBSurf Pro dará aos campeões, R$ 100 mil de premiação. O evento segue até o próximo domingo (18). As baterias começam às 8h.
O CBSurf Imbituba Pro é uma parceria da Prefeitura de Imbituba com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF), VCplay, Associação de Surf de Imbituba (ASI), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
A competição está sendo transmitida ao vivo pelo www.fecasurf.com.br e www.cbsurf.org.br.
No mesmo evento, a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) fará a penúltima etapa do estadual profissional, fechando uma série de quatro eventos (um realizado no Paraná e três em Santa Catarina).
Um total de 176 surfistas de 12 estados do país, vai competir nas ondas da Praia da Vila, com transmissão ao vivo pelo www.fecasurf.com.br. Serão 144 na categoria masculina e 32 na feminina, disputando uma premiação de R$100 mil, com as mulheres recebendo valores iguais aos oferecidos para os homens na mesma colocação.
A maioria das inscrições no CBSurf Imbituba Pro é de Santa Catarina, com 41 surfistas no total, 32 na categoria masculina e nove na feminina. Dos outros 11 estados que estarão representados na Praia da Vila, 35 competidores são de São Paulo (28 homens e 7 mulheres), 23 do Ceará (17 homens+6 mulheres), 18 do Rio de Janeiro (15+3), 12 do Rio Grande do Norte (só homens), 11 do Paraná (8+3), 10 de Pernambuco (8+2), 10 da Bahia (9+1), 6 do Rio Grande do Sul, 4 da Paraíba (3+1), 4 de Alagoas e 2 do Espírito Santo.
Ex Top’s do CT: Mateus Herdy, Ian Gouveia e Marco Polo disputam na Vila
Grandes nomes do surfe brasileiro estão entre os surfistas de várias gerações que vão competir em Imbituba, que há 11 anos não recebe um campeonato importante. Os campeões brasileiros Mateus Herdy (2021) e Tânio Barreto (2001) e dois “ex-tops” da elite mundial do CT, Ian Gouveia e Marco Polo, estiveram entre os 32 surfistas que entraram nas oito baterias da triagem, desta quinta-feira na Praia da Vila.
Os outros 112 inscritos na categoria masculina do CBSurf Imbituba Pro, foram divididos em três rodadas com 16 baterias, de acordo com suas posições nos rankings brasileiro da CBSurf e estadual da FECASURF. São 48 que entraram na primeira fase nesta quinta-feira, mais 32 que entram na segunda fase, nesta sexta-feira e os 32 mais bem ranqueados, que formarão o grupo dos principais cabeças de chave da terceira fase, com início no sábado, já disputando classificação para as oitavas de final.
Dos 144 participantes, 80 competiram no primeiro dia e apenas 32 avançaram para enfrentar os 32 estreantes da segunda fase.
Nesta sexta-feira, segundo dia das competições as baterias começam pela categoria feminina, com as 32 inscritas divididas nos 8 confrontos da primeira fase. Depois, entra a segunda rodada de 16 baterias da masculina, para fechar o dia.
Fotos: Israel Costa