Pleito da OAB/SC, a construção de um novo Fórum na comarca de Garopaba integra agora a lista de prioridades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A comunicação foi feita à presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, que liderou comitiva da advocacia em audiência com o presidente do TJSC, João Henrique Blasi, na tarde desta terça-feira (27) Apesar da afirmação de Blasi à comitiva, não há previsão de data para início dos processos licitatórias para a contratação de empresas para a realização das obras .
Além disso, o Poder Judiciário acolheu outras solicitações da OAB, buscando agilidade na prestação jurisdicional na comarca constituída pelo município sede e por Paulo Lopes.
Ainda serão designados à comarca dois assessores para auxiliar na tramitação dos processos na região, conferindo mais celeridade. E, dos 26 mil processos da comarca de Garopaba, 16 mil tratam de executivos fiscais, que serão retirados do acervo para desafogar a demanda.
“Agradecemos ao Poder Judiciário pelo acolhimento de nossa pauta para a comarca de Garopaba, tão relevante para a região, fruto da excelente interlocução que vem sendo mantida com a OAB Santa Catarina. Seguiremos juntos, unindo esforços para atender as necessidades da advocacia e da população catarinense”, destacou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
A comitiva que esteve no Tribunal de Justiça foi integrada pela presidente da OAB Garopaba, Natacha Pause, pelo seu vice-presidente, Fillipi Rodrigues Sandini, conselheiro estadual da OAB, Guilherme Araújo, coordenador de Relacionamento da OAB/SC com a Justiça Estadual, Alexandre Evangelista, presidente da Comissão de Acesso à Justiça da Seccional, Cassiano Starck, prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento, procurador do município, Henrique Telles Vargas. Acompanharam o presidente do TJSC os juízes auxiliares da presidência do Tribunal, Rafael Sandi e Iolanda Volkmann, e o juiz Bruno Makowiecky Salles, coordenador de magistrados do TJSC.

Os magistrados ouviram ainda outras reivindicações dos advogados e advogadas de Garopaba pertinentes à prestação jurisdicional na Comarca. A Seccional catarinense reafirmou via ofício a disposição em cooperar com o TJSC na busca por soluções que beneficiem tanto os profissionais quanto os jurisdicionados da região.
Crédito fotos: Daniel Pereira