Praias de Garopaba e Laguna têm ponto impróprio para banho em novo relatório do IMA; veja locais

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Um novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com coletas feitas nos dias 2 e 3 de fevereiro, aponta que 34,62% dos pontos monitorados no estado estão impróprios para banho, incluindo os municípios de Garopaba e Laguna. Ao todo, foram 260 pontos analisados: 170 (65,38%) estavam próprios e 90 foram classificados como impróprios.

O cronograma de coletas segue semanalmente até a última semana de março de 2026, período em que diminui a frequência de banhistas no litoral.

Onde está impróprio nas cidades da região

Entre os municípios citados no relatório, Garopaba e Laguna registraram ao menos um ponto impróprio nesta semana.

Garopaba

  • Praia de Garopaba (Ponto 02) – Rua Lauro Severiano Muller: IMPRÓPRIA

Os demais pontos listados no município apareceram como próprios, incluindo Praia da Vigia, Praia do Siriú, Praia de Garopaba (Ponto 01) e Lagoa da Ferrugem (Ponto 4).

Laguna

  • Prainha do Farol (Ponto 07) – Entrada da praia: IMPRÓPRIA

Os demais pontos informados no recorte do relatório, como Mar Grosso, Gi, Cardoso, Teresa, Itapirubá e Lagoa de Cabeçuda, constaram como próprios.

Imbituba, Jaguaruna e Paulo Lopes

No trecho do relatório enviado, todos os pontos listados nessas cidades aparecem como próprios para banho, incluindo:

  • Imbituba: Rosa, Ribanceira, Vila Nova, Porto e Ibiraquera (incluindo a Lagoa de Ibiraquera)
  • Jaguaruna: Praia do Arroio Corrente, Lagoa do Arroio Corrente e Canal do Camacho
  • Paulo Lopes: Guarda do Embaú

Recomendações aos banhistas

O relatório reforça que não é recomendado entrar no mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, especialmente perto de saídas de canais e galerias pluviais, porque a água da chuva pode arrastar material contaminado e piorar a qualidade da água.

O IMA também orienta atenção a sinais de floração de algas, como:

  • mudança de cor da água (esverdeada, parda, avermelhada ou azulada),
  • cheiro forte,
  • água turva/espessa,
  • macroalgas em tufos nas rochas ou flutuando.

Se notar, a recomendação é evitar contato com a água e avisar a Vigilância Sanitária do município.

Os pontos atualizados podem ser consultados no painel do IMA (balneabilidade.ima.sc.gov.br) e também no aplicativo CBMSC Cidadão.

Tags

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil