O navio porta-contêineres Bartolomeu Dias alcançou, em outubro, um marco histórico: sua 100ª atracação no Cais 2 do Porto de Imbituba. A embarcação integra a linha de cabotagem (transporte marítimo entre portos do mesmo país) ALCT2, operada pela Aliança, que realiza escalas semanais no complexo portuário, conectando a Região Sul ao Nordeste do Brasil.
Para celebrar a ocasião, na última sexta-feira (17), o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira, entregou uma placa comemorativa ao comandante do navio, Marcelo Laurindo Julião, durante cerimônia a bordo da embarcação. A homenagem contou com a presença da tripulação, da equipe de Operações da Autoridade Portuária e de representantes da Agência Marítima Imbituba (AMI), responsável pelo atendimento ao navio.
Com 254,90 metros de comprimento LOA (é o comprimento máximo de um navio na sigla em inglês) e 37,4 metros de boca (largura), o Bartolomeu Dias navega sob bandeira brasileira e tem capacidade para transportar até 4,848 TEUs (contêineres de 20 pés). No Porto de Imbituba, o navio cumpre um papel estratégico no escoamento de cargas relevantes para a economia da região, como o arroz e a cerâmica produzidos no sul de Santa Catarina.
O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, destacou que a centésima atracação do Bartolomeu Dias simboliza a consolidação do Porto de Imbituba como elo importante na cadeia logística nacional. “Essa conquista evidencia a importância do Complexo Portuário na logística marítima brasileira e sua contribuição para o fortalecimento da economia catarinense”, afirmou.
Já a presidente da Aliança Navegação e Logística, Luiza Bublitz, celebrou o momento como reflexo da cooperação entre todos os envolvidos na operação: “A cabotagem é um pilar estratégico da matriz logística do Brasil, especialmente na integração entre a região Sul e outras regiões do país. A Aliança se orgulha em comemorar a centésima atracação do Bartolomeu Dias no Porto de Imbituba. Esse marco reforça a confiança mútua entre a companhia, o porto e nossos parceiros e clientes”, diz.
“Esse feito destaca a posição estratégica de Santa Catarina no cenário logístico nacional e contribui diretamente para o crescimento das cadeias produtivas locais, fundamentais para o desenvolvimento da região”, completa a executiva.










