Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Polícia Civil prende líder de quadrilha que, se passando por funcionária da Caixa, extorquiu idosos em Imbituba

Érika dos Reis

Polícia Civil prende líder de quadrilha que, se passando por funcionária da Caixa, extorquiu idosos em Imbituba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Após uma investigação iniciada em Imbituba, a líder de uma quadrilha especializada em extorquir idosos foi presa nesta quarta-feira (6) na cidade de Cidreira, no Rio Grande do Sul. A mulher, que estava foragida, possuía cinco mandados de prisão expedidos em diferentes comarcas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia de Tapes (RS).

No dia 6 de julho de 2024, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar um crime de extorsão contra um casal de idosos, de 73 e 74 anos,em Imbituba. No dia 26 de julho, a suspeita entrou na residência das vítimas se passando por funcionária da Caixa Econômica Federal e solicitou que lhe entregassem os cartões e senhas bancárias. Diante da recusa inicial, a mulher passou a ameaçar os idosos, obrigando-os a ceder os dados. Com as informações em mãos, ela e um comparsa realizaram compras na cidade de Palhoça, causando um prejuízo de mais de R$ 10 mil.

O inquérito policial conduzido pela Delegacia de Imbituba já foi concluído e resultou na abertura de uma ação penal, atualmente em andamento na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba. A suspeita de liderar a associação criminosa deve responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa.

As investigações revelaram que a quadrilha atuava também em outras cidades. No dia 25 de julho de 2024, a mesma mulher aplicou um golpe semelhante em Tijucas, convencendo outra idosa a entregar seus cartões e senhas. Os dados foram usados em compras feitas em Balneário Camboriú, resultando em um prejuízo de mais de R$ 4 mil.

Após reunir provas sobre a atuação da quadrilha, a Polícia Civil de Imbituba solicitou a prisão preventiva dos envolvidos. O pedido foi aceito pelo Poder Judiciário, com parecer favorável da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba. No dia 24 de outubro de 2024, dois suspeitos foram presos na cidade de Guaíba (RS), em uma ação conjunta das polícias civis de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A líder da quadrilha permaneceu foragida até ser localizada nesta quarta-feira (6). Ela possuía mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Tapes, Vara Criminal da Comarca de Osório, Vara Criminal da Comarca de Capão da Canoa, 2ª VEC de Porto Alegre e Vara Criminal da Comarca de Imbituba.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil