Um pescador de 52 anos caiu de uma escada enquanto trabalhava em uma embarcação em alto-mar na madrugada desta quarta-feira (5), por volta das 3h, na região próxima ao Porto de Imbituba.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o pescador, após a queda, reclamou de dores na região lombar. A embarcação foi orientada a atracar no Cais 3 do Porto de Imbituba para que a vítima pudesse ser conduzida ao hospital com mais segurança.
Após a atracação, os socorristas do porto, conhecidos como “Anjos da Vida”, foram acionados para fazer a retirada da vítima de dentro da embarcação. Ele foi conduzido ao Hospital São Camilo para maiores cuidados.
Quem são os “Anjos da Vida”?
O Porto de Imbituba conta com uma equipe disponível 24 horas para atendimento de primeiros socorros na área portuária. O serviço, contratado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Imbituba, foi implantado no início do mês.
A estrutura conta com uma ambulância e um contêiner de apoio, localizado no Cais 1. Em todos os turnos de trabalho, a equipe de prontidão em saúde, formada por dois socorristas, realiza rondas em toda a área portuária. Em caso de urgências, a equipe faz a mobilização e o encaminhamento do trabalhador para o hospital.
A base de atendimento é operada pela empresa Anjos da Vida Saúde e segue as exigências da Norma Regulamentadora 29 (NR-29) – Segurança no Trabalho Portuário.

Em caso de urgências, emergências ou incidentes dentro do complexo portuário, os usuários do Porto de Imbituba devem entrar em contato com a Unidade de Segurança, órgão que centraliza os chamados de atendimento, agilizando o socorro e promovendo mais segurança a todos.
