Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
RELATÓRIO DE BALNEABILIDADE DO IMA: Confira se as praias e lagoas de Imbituba, Garopaba, Laguna, e Jaguaruna estão aptas para o banho

Pela 1ª vez nesta temporada, uma praia da região é apontada pelo IMA como imprópria para banho; confira como estão praias e lagoas de Imbituba, Garopaba, Laguna e Jaguaruna

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (6), o primeiro relatório de balneabilidade de dezembro. Feito em todo o litoral do Estado, o monitoramento abrange 23 pontos de coleta nas praias e lagoas de nossa microrregião,nos municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna. Os locais são avaliados semanalmente conforme os parâmetros estabelecidos pela Resolução Conama nº 274/2000, que define critérios para classificar as condições das águas.

Na microrregião, todos os pontos de Imbituba, Garopaba e Jaguaruna estão com boa balneabilidade. Apenas a Prainha do Farol, em Laguna, foi classificada como imprópria para banho. A alta concentração de E. coli indica contaminação recente e reforça a necessidade de atenção por parte dos banhistas. Todos os outros pontos de Laguna estão aptos para banho.

Pontos de coleta na região

Em Garopaba, foram examinadas as Lagoa da Ferrugem, Praia da Vigia e Praia do Siriú, e dois pontos na Praia de Garopaba. Já em Imbituba, as coletas foram na Lagoa da Ibiraquera, Praia da Ribanceira, dois pontos na Praia da Vila Nova, Praia da Ibiraquera, dois pontos na Praia do Porto e na Praia do Rosa. Em Laguna, na Lagoa de Cabeçuda, Praia da Teresa, Praia de Itapirubá, Praia do Cardoso, Praia do Gi, Praia do Mar Grosso e Prainha do Farol; e, em Jaguaruna, no Canal do Camacho, Lagoa do Arroio Corrente e Praia do Arroio Corrente.

Critérios de avaliação
A classificação considera os níveis de Escherichia coli (E. coli), bactéria indicadora de contaminação fecal:

Próprio: Até 800 E. coli por 100 mililitros em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas 5 semanas.
Impróprio: Quando mais de 20% das amostras excedem 800 E. coli por 100 mililitros ou quando a última coleta ultrapassa 2.000 E. coli por 100 mililitros.

Alerta aos banhistas

A balneabilidade é um indicador essencial para garantir a segurança de moradores e turistas. Com a chegada da temporada de verão, o monitoramento contínuo do IMA é fundamental para informar as condições das praias e prevenir problemas de saúde pública.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil