A equipe do Programa de Monitoramento de Praias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), fará, nesta terça-feira (27), a dissecação do corpo da baleia-jubarte, que morreu em alto mar e encalhou na Praia do Porto, em Imbituba, no último fim de semana.
Após uma conversa entre os representantes da universidade e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Imbituba, ficou acertado que o esqueleto será retirado e doado ao Museu da Baleia Franca, que fica localizado na mesma comunidade onde ocorreu o encalhe.
“Será um material de estudos muito importante para o museu. Após todo o trâmite, esperamos colocar a ossada em exposição no local, que será reaberto nas próximas semanas, totalmente remodelado”, disse o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel.
Depois da retirada do esqueleto, os restos da baleia serão enterradas no mesmo local.
O animal, adulto, apareceu na Praia do Porto no último fim de semana. A causa da morte só poderá ser divulgada após a necropsia. O mamífero tinha 14 metros de comprimento e, aproximadamente, 10 toneladas de peso.
Uma força-tarefa foi realizada para tentar remover o mamífero. Mas, o mar agitado e a força do vento atrapalharam o trabalho. As condições adversas interromperam os trabalhos nesta segunda-feira (26).
Vídeo: Juarez Melo/Facebook
Foto: Israel Francisco
(@israel_franciscozimba)