Uma jovem motociclista, de 20 anos, foi detida por resistência à parada policial, na tarde desta sexta-feira (14) por volta das 16h, após tentar fugir da Polícia Militar (PM), na praia da Ribanceira, no Bairro Vila Esperança, em Imbituba.
A abordagem aconteceu nas proximidades do presídio, no Bairro Vila Nova Alvorada (Divineia), onde a equipe da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) de Imbituba percebeu a motocicleta vermelha em atitude suspeita e ordenou a parada do veículo com sinais luminosos e sonoros. No entanto, a condutora não obedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade, colocando em risco outros motoristas.
A perseguição terminou no Canto da Praia da Ribanceira, onde a motociclista se enroscou em um fio telefônico caído, sofreu uma queda e foi detida. Somente durante esta abordagem, os policiais identificaram a condutora como uma mulher de 20 anos.
Em revista pessoal, foram encontradas 15 gramas de maconha no bolso de seu casaco, sendo ela enquadrada como usuária. Diante da ocorrência, foi lavrado um termo circunstanciado e a jovem foi liberada no local.
No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) define um limite de 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas como critério objetivo para diferenciar usuário da droga do traficante. A posse de 15 gramas de maconha portanto pode ser enquadrada na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), que diferencia o usuário do traficante com base na quantidade, circunstâncias do flagrante, local e antecedentes do suspeito. A lei não prevê pena de prisão para usuários de drogas,
