Em um esforço colaborativo, representantes da comunidade e da Prefeitura de Garopaba unem forças na elaboração de uma Minuta de Lei dedicada à proteção e preservação do Patrimônio Cultural da cidade. Esta iniciativa busca estabelecer diretrizes para a salvaguarda dos bens culturais do município, reconhecendo a importância de conservar a identidade local, e manter um legado para as futuras gerações.
“Este passo representa um avanço significativo na política cultural do município, prometendo transformar a maneira como o patrimônio é valorizado e protegido”, pontua a diretora de Cultura, Camila Rozette.
Cerca de vinte pessoas prestigiaram a apresentação da Minuta de Lei, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (29), na Casa de Cultura de Garopaba. A ideia é reunir, em uma só legislação, instrumentos de proteção e salvaguarda do Patrimônio Cultural, formado pelos bens materiais, imateriais e a paisagem natural do município.
“Fazer um inventário de bens materiais e imateriais, realizar o registro de bens culturais imateriais, chancelar a paisagem cultural, além de honrar os mestres (as) da Cultura Popular, entre outras ações. Nosso objetivo é valorizar a riqueza tão plural que essa cidade acolhedora proporciona para quem aqui nasceu e para quem a escolheu”, uma das participantes do grupo de trabalho, Rita Rosa.
Grupo de trabalho
Claudete Medeiros – Servidora Pública
Camila Rozette – Servidora Pública
Fernando Bittencourt – Setorial de Patrimônio e Literatura
Milene Novais – Setorial de Patrimônio e Literatura
Rit Rosa – Setorial de Patrimônio e Literatura
Maria da Glória Demamann – Setorial de Patrimônio e Literatura
Mara de Oliveira – Setorial de Patrimônio e Literatura
Texto: Assessoria/PMG